Evento reuniu autoridades ligadas ao setor na última quarta, 5 de abril, em Porto Alegre

Debater assuntos de interesse da sociedade é o objetivo das Frentes Parlamentares, criadas nas esferas do Poder Legislativo. Na tarde da última quarta-feira, 5 de abril, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, proposta pelo deputado estadual Guilherme Pasin (Progressistas), foi instalada a Frente Parlamentar do Enoturismo. O ato contou com a presença de parlamentares, prefeitos, vereadores e lideranças do setor na Serra Gaúcha, além de representantes do turismo no Estado.

Conforme o proponente, a pauta não é só da serra. “O enoturismo não pertence a um local. É um espectro de visão de mundo, que tem no vinho um ponto de aproximação”, frisou.

Além disso, é um tipo de turismo gastronômico voltado para conhecer e apreciar o universo do vinho. Os roteiros e passeios são focados num único objetivo: conhecer regiões que se destacam na produção vitivinícola e a experimentar seus produtos. Este tipo de viagem gastronômica é pensado para pessoas que buscam se aprofundar na história, nas tradições e na cultura do vinho.

No Rio Grande do Sul, esta atividade econômica vem se destacando ao longo dos últimos anos, iniciando pela Serra, grande região produtora, mas também se expandindo para outras partes do Estado. “Faço aqui uma referência ao trabalho da Embrapa Uva e Vinho, da Escola Agrotécnica, atual Instituto Federal, que muito trabalham sobre a técnica do produto. Hoje, nosso vinho é diferente e é propriedade dos serranos, da Campanha, da Fronteira Oeste, dos Campos de Cima da Serra, das margens dos lagos e lagoas da Costa Doce, do Planalto Gaúcho. Mas é importante que se diga que o enoturismo não fala apenas de vinho. É, sim, uma forma de aproximarmos pessoas e setores, oportunizando diversos segmentos para transformarem e diversificarem as economias municipais”, disse o parlamentar.

Pasin destacou, ainda, que o mundo do vinho é tão amplo que vai desde o agricultor a megaempresários, do consumidor a instituições públicas. “Nos comprometemos, com a criação desta Frente Parlamentar, com o setor produtivo gaúcho, e mais do que tudo, em respeito a todos aqueles que entendem o vinho não apenas como uma bebida, mas como um ponto maravilhoso de cultura, de distribuição de riqueza, de renda, de geração de empregos, de economia, de prosperidade e de desenvolvimento”. finalizou.

Também se pronunciaram no evento a diretora executiva do Sindicato Empresarial da Gastronomia e Hotelaria, Márcia Ferronatto, e o presidente da Assembleia Legislativa, Vilmar Zanchin (MDB).

Grande Expediente

Após a instalação da Frente Parlamentar, os participantes puderam acompanhar a primeira apresentação do deputado estadual Guilherme Pasin no Grande Expediente da Casa Legislativa.

Utilizando como tema “O turismo como potência para o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul”, Pasin iniciou homenageando o setor e esclarecendo que turismo não é lazer, é negócio. “É business e faço questão de bater nessa tecla, pois estamos falando de uma grande ciência de negócio, que vem se somar à economia”, afirmou.

O deputado falou também sobre a necessidade de investimentos públicos em infraestrutura, com obras de viés e interesse turístico, e incentivo à promoção. “Ouso dizer que, se nosso Estado quiser realmente desenvolver sua economia a partir do turismo, precisa investir pesadamente na promoção, levar nossos destinos consolidados a outros mercados para atrair o público-alvo”, ressaltou.

Com dados do Observatório do Turismo do Rio Grande do Sul, Pasin frisou que, em 2022, foram admitidos 105.939 profissionais formais no setor, um aumento de 23,7% comparando com 2021. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no acumulado dos últimos 12 meses – em relação ao período anterior – o índice de atividades turísticas aumentou 41,5% no Rio Grande do Sul, percentual superior à média nacional, que é 32%. “Isso significa que a nossa gente valoriza o turismo e sabe como fazer. Por isso é tão importante criarmos condições para que esses números aumentem ainda mais”, disse.

Através de apartes, os parlamentares Gustavo Vitorino (Republicanos), Joel Wilhelm (Progressistas), Elizandro Sabino (PTB), Professor Cláudio Branchieri (Podemos), Airton Artus (PDT), Delegada Nadine (PSDB) e Rodrigo Lorenzoni (PL) parabenizaram a escolha do tema e relataram as necessidades e potencialidades de suas regiões.

Texto e foto: Mônica Rachele