Em entrevista ao Jornal Semanário, a delegada titular da 1ª Delegacia de Polícia de Bento Gonçalves e também momentaneamente da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), Maria Isabel Zerman Machado, falou sobre o aumento do número de casos de estelionatos no município, principalmente desde o período mais avançado da pandemia. “Até fevereiro/março de 2020, nós tínhamos cerca de 40 registros por mês. A partir do mês de junho do ano passado, este número em média aumentou para 130 ocorrências mensais e após este período se manteve um padrão de no mínimo 90 ou 100 ocorrências em cada mês. O que anteriormente representava uma pessoa vítima de estelionato por dia no município, hoje são em torno de cinco”, relata.

A delegada entende que o período de pandemia e o fato de as pessoas ficarem mais tempo nas redes sociais e com uso de celulares, são aspectos que as tornam mais vulneráveis a esses tipos de crimes. Maria Isabel ressalta ainda a criatividade dos estelionatários, que praticam desde golpes mais antigos e que ainda fazem vítimas, até novos tipos de delitos, como o golpe dos nudes e outros cometidos via mídias digitais. “Existem golpes variados relacionados à clonagem de whatsapp, perfis falsos fazendo solicitação de pix e/ou transferências bancárias. É importante chamar a atenção para golpes antigos e que as pessoas ainda caem, como o do falso bilhete, no qual pessoas humildes realizam abordagens na rua e afirmam que estão sob posse de um bilhete premiado, mas não conseguem retirar o prêmio. Diante da situação, os estelionatários pedem ajuda e prometem uma compensação financeira e posteriormente fogem com dinheiro e bens da vítima”, ressalta.

O golpe dos nudes ocorre quando pessoas acabam enviando fotos íntimas na internet e depois são extorquidas para que as fotos não sejam publicadas. Segundo a registros, os homens acabam sendo mais afetados com essas situações.

De forma a alertar a população a respeito dos mais variados tipos de estelionato, a Polícia Civil possui um aplicativo disponível para baixar em dispositivos móveis, no qual é informado os golpes que foram identificados durante a atividade policial. No aplicativo, as pessoas podem ler os detalhes de cada golpe, ter acesso a dicas de segurança e saber como agir no caso de se perceber que foi vítima de um estelionato.

Em relação às pessoas jovens, a delegada ressalta que muitas têm sido vítimas de golpes nos quais são solicitados transferências de uma determinada quantia em dinheiro via whatsapp, que supostamente seria de alguém conhecido.

Por fim, ela lista as principais dicas e orientações para que não se caia em nenhum tipo de estelionato. “Não se deve passar nenhum dado pessoal por telefone seja CPF, dados de cartão bancário e nem mesmo fotos de documentos. Se solicitarem esse tipo de informação por parte de alguém se passando por funcionário de uma agência bancária, a primeira coisa a se fazer é consultar o banco. Desconfie sempre de abordagens na rua por pessoas desconhecidas e também solicitações de amizades de pessoas estranhas nas redes sociais. No caso de algum conhecido solicitar transferência bancária, peça uma vídeo-chamada para se certificar de que se trata do próprio. Se esses cuidados forem tomados, podemos novamente reduzir esses índices”, orienta.

Titularidade interina na DPPA

Com a transferência do delegado Álvaro Becker para a delegacia de Monte Belo do Sul, Maria Isabel assume além da 1ª DP, a qual já estava a frente, a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento, de forma interina até a chegada de um novo titular.

A academia de polícia deve formar novos delegados até o final de outubro e portanto até o fim do ano, a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Bento Gonçalves deve ter um novo titular. “É uma grande satisfação para mim ser designada com a titularidade da DPPA pela delegacia regional, pois o é o primeiro atendimento que as pessoas recebem na Polícia Civil para registrar as ocorrências”, declara.

Foto: Gabriel Pfeifer