Atividade realizada na Capital e em outros 67 municípios gaúchos visava a prevenção e o combate a exploração sexual de crianças

Nesta quinta-feira, 5 de maio, foi deflagrada uma força-tarefa integrada para prevenir e combater a exploração sexual infantil no Rio Grande do Sul. Para isso, instituições da Secretaria de Segurança Pública (SPP) e da União realizaram fiscalizações e abordagens em Porto Alegre. Outros 67 municípios do interior, bem como Bento Gonçalves, desenvolveram ações integradas com o mesmo foco.

Na Capital Nacional do Vinho, a participação veio da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), que está sob tutela da delegada Deise Salton Brancher. As ações envolveram alusões ao Maio Amarelo, que é um mês dedicado ao alerta da sociedade civil sobre o combate à exploração sexual infanto-juvenil. Outras delegacias da mulher também participaram no interior, como em Montenegro, Erechim, Cruz Alta, entre outras.

Na Capital do Estado, foram mobilizados 58 agentes e 14 viaturas para os trabalhos, que resultaram na prisão de um foragido, um homem e um adolescente envolvidos as iniciativas ilícitas que motivaram a operação. A atividade também visou o fortalecimento dos departamentos e relações entre eles no combate a esses crimes.

Os dados do Rio Grande do Sul mostram que, em 2021, as ocorrências de abusos contra vítimas de 0 a 17 anos cresceram 2%. Ao todo, foram registrados 3.305 casos no último ano. Essa estatística foi o que impulsionou a operação deflagrada. As entidades de segurança reforçam que as vítimas ou indivíduos próximos devem denunciar quaisquer casos de abuso.  

Foto: Grégori Bertó