Assembleia Regional Ampliada foi realizada na tarde desta segunda-feira, dia 30, em Caxias

Foi realizada na tarde desta segunda-feira, dia 30, na Universidade de Caxias do Sul (UCS) a Assembleia Regional Ampliada do Conselho Regional de Desenvolvimento da Serra (Corede Serra) que visou a apresentação e definição dos projetos que irão a votação na Consulta Popular 2023, que ocorre entre 27 de novembro e 1º de dezembro, de forma online.

Participaram do encontro representantes de entidades públicas e privadas, além de integrantes da sociedade civil e interessados em defender os projetos inscritos e já selecionados entre os 35, nas Assembleias Microrregionais, realizadas nos dias 16 de outubro, em Nova Prata; 17 de outubro, em Bento Gonçalves, e 18 de outubro, em Caxias do Sul.

Conforme a presidente do Corede Serra, Monica Beatriz Mattia, o momento é de suma importância para apoiar os projetos e trazer para a Região importantes verbas para o desenvolvimento. “Precisamos nos empenhar ao máximo, nos fazermos entender a respeito da relevância da Consulta Popular para estas entidades que inscrevem os projetos e que necessitam destas verbas para colocá-los em prática. Embora os valores não pareçam tão significativos, para quem está buscando uma oportunidade, a conquista é muito importante”, frisa.

O valor para cada projeto foi dividido igualitariamente em R$ 432.142,86. Além do montante que será destinado aos projetos mais votados, caso a Serra Gaúcha, entre os municípios que fazem parte do Corede Serra atingir 100 mil votos, o Governo do Estado aportará mais R$ 1 milhão.

Conheça os projetos que irão para a cédula e o valor destinado a cada um deles

-Assistência Social: PE-246 Socialização dos Idosos

-Turismo: PP-259 Desenvolvimento de turismo

-Inovação, Ciência e Tecnologia: PP-342 Hub de Inovação de Bento Gonçalves

-Justiça e Direitos Humanos: PP-552 Justiça Restaurativa Círculos de Construção de Paz. Reconstruindo Caminhos/ Bento Para Todos (Presídio de Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Nova Prata)

-Turismo: PP – 603 Apoio ao roteiro turístico “Caminhos de Caravaggio “para promover o turismo religioso, o desenvolvimento econômico e cultural.

-Desenvolvimento urbano: PP – 834 Resiliência Urbana: desenvolvimento de planos de contingência para eventos extremos no Corede Serra.

Foto: Rinelle Oliveira