Uma reunião realizada na tarde desta quarta-feira, 12 de novembro, entre a direção da Cooperativa Vinícola Aurora e a Secretaria de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana (Segimu). O encontro teve por objetivo definir as principais providências a serem tomadas para a Operação Safra da Uva 2015.

A cooperativa é a maior produtora de vinhos do país e deve receber na próxima safra cerca de 60 milhões de quilos de uva, um volume 15% superior ao ano anterior. Nas três unidades de recebimento (Matriz, Unidade II e Vinhedos) cerca de 360 caminhões devem circular diariamente pelas estradas e ruas de acesso no município transportando a produção de mais de 1,2 mil produtores associados. “Estimamos em 10 mil cargas de uva no período”, ressalta o presidente da Aurora, Itacir Pedro Pozza.

Entre as intervenções no trânsito a serem implantadas no período que compreende o inicio do mês de dezembro e a primeira quinzena de março está à sinalização especial com placas e cavaletes nas principais vias de acesso a partir dos distritos e a destinação de estacionamento exclusivo para caminhões em alguns pontos localizados nas ruas Olavo Bilac, Assis Brasil e Treze de Maio.

Segundo o secretário da Segimu, Mauro Moro, todo o esquema de trânsito a ser implantado no período visa proporcionar segurança viária e organização do trânsito para aos motoristas e produtores que trafegarem próximos as locais de recebimento da safra. “As providências que serão adotadas, serão temporárias, mas requerem atenção, respeito à sinalização e a colaboração de todos. Esperamos que tudo transcorra normalmente sem maiores transtornos para a população e visitantes”, destaca.

Durante a reunião, o diretor geral da Aurora, Hermínio Ficagna, informou que, a exemplo dos outros anos, a cooperativa disponibilizará espaço para estacionamento de caminhões aguardando a descarga das uvas na Matriz (Unidade 1) localizado na travessa São Caetano. A novidade desta safra, conforme Ficagna é adoção em caráter experimental do sistema de agendamento de entregas. “O objetivo é diminuir as filas, o tempo de espera e agilizar a entrega”, destaca. Durante o encontro, foi entregue aos dirigentes da cooperativa uma relação de procedimentos e normas a serem divulgados aos produtores. O documento possui informações referentes ao trânsito, ao derramamento do mosto da uva na pista, que tem por objetivo orientar para que sejam adotadas as medidas preventivas, e assim sejam evitadas as infrações e acidentes.

Rotas prioritárias de caminhões

1) Destino Unidade 1: Matriz Vinícola Aurora, na rua Olavo Bilac, bairro Cidade Alta
Norte – São Valentim, distritos de Tuiuty e Faria Lemos, Veranópolis, etc.; RSC-470 até a Pipa Pórtico, rua Silva Paes, rua Olavo Bilac, rua Belém, travessa São Caetano;
Sul – A rota é da RSC-470 até a Pipa Pórtico, e segue a mesma rota de quem vem do Norte;
Leste (Farroupilha, distritos de São Pedro e Pinto Bandeira): Vem pela RSC 444, Humberto de Alencar Castelo Branco, rua Herny Hugo Dreher, avenida planalto, rua Carlos Flores, rua Salgado Filho, rua Vitória, Belém, São Caetano até o estacionamento.

2 – Destino Unidade 2: Rua São Paulo e Assis Brasil
Norte – RSC-470, entrada norte, rua Guilherme Fasolo, Rua Arlindo Fasolo, rua Pedro Rosa, rua Fiorelo Bertuol e rua São Paulo até Vinícola Aurora;
Sul – RSC-470, Pipa Pórtico, Silva Paes, Olavo Bilac, desce a rua 13 de Maio até a vinícola;
Leste – RSC-444, avenida Castelo Branco, rua General Gomes Monteiro, rua General Vitorino, Rua Carlos Dreher Filho, rua Assis Brasil até Unidade II da Vinícola Aurora;
Nordeste (Burati) – segue direto pela rua São Paulo;
Nordeste (Linha Salgado) – Rua Joana Guindani Tonello, rua Mário Morassutti, rua São Paulo até a Vinícola Aurora.