O Rio Grande do Sul deve ser afetado por fortes chuvas nos próximos dias, segundo informou a Defesa Civil Estadual. Em um vídeo, publicado nas redes sociais, na segunda-feira, 15, o governador do Estado, Eduardo Leite, juntamente com o chefe da Casa Militar, coronel Luciano Chaves Boeira, informaram que a chuva deve chegar ao território gaúcho nesta terça-feira, 16, estendendo-se até a quarta-feira, 18.

Conforme os prognósticos apresentados, se as previsões se confirmarem, há possibilidade de elevação de rios e, consequentemente, alagamentos, principalmente nas regiões banhadas pelo rio Caí. Além disso, não está descartada a possibilidade de temporais, acompanhados de granizo e rajadas de vento em boa parte do Estado.

Segundo a previsão do tempo, a chuva deve chegar ao Rio Grande do Sul ainda pela manhã, principalmente nas regiões da Campanha, Sul e Sudeste. A tarde, a instabilidade se espalha para as demais regiões. A previsão é de que chova cerca de 70 milímetros nas próximas horas.

Já na quarta-feira, 17, a instabilidade ganha força, podendo alcançar cerca de 90 milímetros nas regiões Central, dos Vales, Metropolitana e Litoral. Na quinta-feira, 18, a situação pouco muda e a chuva deve continuar, com previsão de volumes próximos aos 60 milímetros.

Na sexta-feira, 19, por sua vez, o sol aparece com nuvens no Rio Grande do Sul. O tempo, porém, não estará firme em todas as localidades. Permanece a possibilidade de chover de forma localizada, especialmente em localidades da Metade Norte gaúcha. A tarde será de forte calor em parte do estado, com máximas elevadas no Oeste, no Centro e nos vale.

Conforme o governador, o alerta é focado principalmente nas regiões do Vale do rio Caí, onde há expectativa de volumes maiores. “A gente tem um especial monitoramento sobre as regiões do Vale do Rio Caí, onde há uma expectativa de que, caso as chuvas se confirmem, a gente possa ter aumento do nível do rios, e, consequentemente, maior impacto sobre a população e também na região do Litoral Norte”, disse.

Inmet emite alerta para fortes temporais

Em razão do cenário que está se formando, o Instituo Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiu um alerta para a formação de fortes temporais no Rio Grande do Sul. Segundo a meteorologia, a instabilidade é decorrente de uma área de baixa pressão atmosférica, aliada ao aumento do fluxo de ar úmido e quente que vem no norte do país. Além disso, ventos em altos níveis, que trazem mais instabilidade da Argentina e o Uruguai devem fomentar ainda mais a chuva no Estado.

A previsão para as próximas horas é chuva intensa, acompanhada de temporais com raios, queda de granizo e rajadas de vento acima de 90 km/h.

Autoridades pedem que população fique abrigada em locais seguros

A orientação da Defesa Civil do Rio Grande do Sul é de que, antes das chuvas, a população verifique as condições do telhado da sua casa e árvores no entorno e adote medidas preventivas, caso sejam necessários reparos. Durante as chuvas, o cidadão deve manter-se em segurança, retirar eletrônicos da tomada e fechar bem portas e janelas.

Também é importante procurar mais informações junto à Defesa Civil municipal, conhecer os planos de contingência do município para saber quais os riscos e como agir em caso de desastre, como rotas de fuga, locais de abrigamento e fontes de risco.