A Defesa Civil Nacional está enviando, por meio do sistema de alertas de desastres naturais por SMS, avisos e orientações à população para o combate à proliferação do novo coronavírus (Covid-19). Até a sexta-feira, 20, 47 alertas foram emitidos pelas defesas civis locais e geraram o envio de 29 milhões de mensagens para celulares cadastrados no Distrito Federal e nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio de Janeiro

O serviço é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), e está disponível para estados e municípios de todo o Brasil.

De acordo com o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, o envio dos alertas por SMS pode ser utilizado em caso de demanda específica de um município ou estado. “Estamos prontos para responder ao desafio dessa grave pandemia que ameaça a população brasileira. É importante termos tranquilidade e seguirmos as orientações oficiais”, ressaltou o ministro Rogério Marinho.

O conteúdo dos alertas é de responsabilidade dos órgãos locais de proteção e defesa civil, que emitem a mensagem que mais atende às suas realidades. Atualmente, cerca de 100 Defesas Civis estaduais e municipais possuem credenciamento atualizado para fazer a inserção de informações e envio de alertas para a população, com orientações específicas para a região.

Aeroportos

Desde a semana passada, todas as pessoas que circulam nos 34 aeroportos internacionais do País recebem avisos em seus celulares com orientações sobre o novo coronavírus, sem a necessidade de um cadastro prévio. A ação é parte de uma articulação entre o Cenad, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Como se cadastrar

Para receber os avisos gratuitos por SMS, os usuários devem enviar uma mensagem do telefone celular para o número 40199. Na área de texto, é só indicar o CEP de interesse – é permitido cadastrar mais de um CEP. Com o cadastro feito, o celular está apto a receber alertas e recomendações da Defesa Civil.

Também há possibilidade de emissão de mensagens via TVs por assinatura, em que os alertas são enviados diretamente aos televisores. O serviço está disponível em todos os estados do Brasil e não há necessidade de cadastro prévio.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Regional
Foto: MDR