Criminosos entram em contato com pessoas pedindo doações via Pix para supostamente ajudar municípios afetados pelo ciclone

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu comunicado alertando a sociedade gaúcha sobre a prática de golpes utilizando o nome do órgão. De acordo com as informações, criminosos entram em contato com pessoas pedindo doações via Pix para supostamente ajudar municípios afetados pelo ciclone.

No entanto, tudo não passa de uma armadilha. Com um link enviado, a vítima pode estar entrando em uma armadilha e tendo as suas informações clonadas. Em decorrência disso, a Defesa Civil orienta que a sociedade certifique-se acerca de quem está pedindo e buscar informações oficiais da prefeitura para saber se realmente estão solicitando auxílio via Pix.

Conforme o órgão, na dúvida, nenhuma transação deve ser realizada. Se alguém perceber que foi vítima de golpe, deve registrar ocorrência na Delegacia de Polícia mais próxima ou por meio da Delegacia Online – DOL (www.delegaciaonline.rs.gov.br). Na DOL é possível anexar prints de eventuais conversas com os fraudadores e outros documentos que auxiliem na investigação.

Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil