Na madrugada desta quarta-feira, 26, atos de vandalismo foram registrados nas estruturas metálicas instaladas para a decoração natalina na rua Xingú, bairro São Bento. Os ornamentos que integram o projeto decorativo foram danificados em menos de duas semanas do início das programações alusivas ao Natal Bento 2019, que segue até o dia 12 de janeiro de 2020.

De acordo com as imagens, os vândalos acabaram danificando uma estrutura de aproximadamente três metros de altura, que estava fixada ao chão da via. O objeto serve como suporte para as luzes de natal.

Na manhã desta quarta-feira, 27, equipes que fazem a manutenção dos enfeites natalinos realizaram o conserto da estrutura. De acordo com os trabalhadores, além do gasto para o reparo, há o alerta de risco de choque elétrico em caso de contato direto com a iluminação. Com um investimento de mais de R$ 400 mil, a decoração natalina foi inaugurada no dia 15 de novembro e segue pelo período de 46 dias.

O secretário municipal de Turismo e coordenador do Natal Bento, Rodrigo Parisotto, lamentou a atitude, mas garantiu que tais atos não irão tirar o brilho de toda a programação natalina. “Sabemos que nem mesmo o espírito de Natal que deve despertar o amor, o respeito, a fraternidade são suficientes para impedir atos assim. Esta ação vai contra todos nós, vai contra as pessoas que saem a noite para passear e ver esta decoração. Isso nos entristece pois sempre trabalhamos pensando nas pessoas de nossa cidade, pois todos merecem um Natal que encante a todos e quando atos assim acontecem, fica um sentimento de traição. Temos muitos dias ainda de Natal pela frente e não será isso que irá ofuscar o evento deste ano”, ressalta.

Garibaldi também registro atos de destruição

Em Garibaldi também foram registrados atos de vandalismo junto aos enfeites natalinos. O fato ocorreu entre a noite de segunda-feira, 25 e a madrugada de terça-feira, 26, na área central da cidade.

De acordo com informações, pelo menos dois dos pinheirinhos instalados ao longo da avenida Independência foram furtados, além de outros terem sido danificados.

Foto: Prefeitura de Bento Gonçalves