Ferreira e F. Cristaldo marcaram para os gremistas, que venceram o time goiano por 2 a 1

 

O Grêmio entrou em campo na noite desta quinta-feira, 30, na Arena, para enfrentar o Goiás, em partida válida pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. Diante de mais de 38 mil gremistas, o Tricolor venceu o time esmeraldino por 2 a 1 e garantiu matematicamente a vaga para a Copa Libertadores da América de 2024. Os gols gremistas foram assinalados por Ferreira e F. Cristaldo, na etapa complementar. 

Com o resultado, o Grêmio soma três pontos, chega a 62 e ocupa a quinta posição. 

Os 45 minutos iniciais foram equilibrados, com as duas equipes buscando trabalhar e impor seu jogo. O Tricolor começou no ataque, ameaçando logo aos 3’, com um cruzamento da direita buscando Nathan Fernandes na área, mas a defesa adversária conseguiu cortar em tempo. Já os adversários permaneceram por mais tempo em seu campo defensivo, criando poucas chances: aos 18’, Guilherme cobrou uma falta, Maguinho desviou e Caique segurou. 

Com o passar do jogo, a equipe do técnico Renato Portaluppi tentou criar melhores oportunidades, mas mesmo com mais frequência no ataque, foram os adversários que conseguiram largar em vantagem na etapa inicial. Após um lançamento de Bruno Melo, Morelli recebeu e conseguiu finalizar na saída de Caíque, abrindo a contagem, passados 27 minutos. 

Passados 34’ jogados, o técnico Renato Portaluppi providenciou sua primeira alteração na equipe, tirando Galdino para a entrada de Ferreira, mas o Goiás seguiu criando as oportunidades mais claras: em outra chance, ameaçou em um novo contra-ataque, em que Vinícius acionou Palácios, que mandou na saída de Caíque, para grande defesa do goleiro gremista. 

Mas na reta final da etapa inicial, o Grêmio tramou ainda boas jogadas: primeiro Luis Suárez trabalhou com Ferreira e colocou na pequena área para Reinaldo concluir a gol, mas o arqueiro adversário segurou. Em seguida, foi a vez de Villasanti fazer uma boa jogada individual pela esquerda e cruzar na área – para nova defesa do goleiro goiano. Outra chance ainda saiu dos pés de Suárez, que recebeu um cruzamento na área, dominou e girou, mas a marcação bloqueou a finalização do uruguaio. 

No segundo tempo, o Tricolor voltou com duas mudanças: Pepê e Gustavo Martins ocuparam os lugares de Fábio e F. Carballo.  

O jogo já era outro: logo aos 4 minutos, os gremistas deixaram tudo igual na Arena, quando Luis Suárez recebeu um cruzamento na área e, de primeira, serviu Ferreira – o camisa 10 dominou e encheu o pé, estufando as redes adversárias. 

E não demorou para sair o segundo gol. Ferreira iniciou a jogada, que contou com a participação de Suárez já dentro da área. A defesa goiana tentou o corte, mas a bola caiu para F. Cristaldo, que bateu de primeira, mandando para as redes, colocando o Tricolor na frente no marcador. 

Mas a equipe esmeraldina não desanimou tentou empatar aos 22’, com Morelli mandando no canto direito da meta – Caíque defendeu. Já no contra-ataque, Suárez serviu Nathan Fernandes, que limpou a marcação, cortou para a perna esquerda e finalizou a gol, para boa defesa de Tadeu. No rebote, Maguinho ainda salvou para os visitantes, afastando o perigo. 

O Grêmio seguiu melhor no jogo e chegou por algumas vezes seguidas: aos 33’, Suárez ganhou da marcação e chutou a gol, mas o arqueiro do Goiás conseguiu salvar. Oito minutos depois, foi a vez de Pepê servir o uruguaio, que chutou a gol, mas Tadeu impediu o que poderia ser o terceiro gol. 

Nos instantes finais, Suárez ainda tentou um golaço por cobertura, mas o goleiro esmeraldino defendeu. 

Com o resultado, Grêmio se aproxima do G4, somando 62 pontos e, nesta rodada, ocupando a 5ª posição. 

Foto: Lucas Uebel | Grêmio FBPA