Estádio do Farrapos?
Que a equipe do Farrapos Rugby faz um excelente trabalho em Bento Gonçalves, isso não se discute. Que é um orgulho saber que a Capital do Vinho tem um dos melhores times de rúgbi do Brasil, também se entende. Mas daí a Montanha Velha ter sido denominada “Estádio do Farrapos”, talvez, na minha modesta opinião, seja um pouco demais. Será que a prefeitura fez a cedência daquele nobre espaço para a entidade utilizá-lo em definitivo? Foi doação? Comodato? As escolinhas de futebol não poderão mais utilizar o espaço que, apesar de precário e com sérios problemas de estrutura, ainda é público? Posso estar falando uma bobagem, mas é o que o convite do Rugby Day do clube informa. Fica o questionamento.

Campeonato em Barbosa 2
Recebi críticas nas redes sociais de integrantes da Secretaria Municipal de Esportes por ter citado o Campeonato de Carlos Barbosa como exemplo a ser seguido. O tal crítico, aproveitou a situação de punição de uma equipe participante, noticiada na imprensa da cidade vizinha para dizer que eu deveria “analisar mais antes de fazer comentários”. Gostaria de deixar claro que o pensamento pequeno e diminuto da questão me impressiona. Primeiro, porque não estava criticando apenas a Semjel, mas também atletas e clubes que participam das competições. Segundo, quando falo de Barbosa, falo da organização da competição, do número de equipes participantes, do grande público que paga R$ 5 para ver os jogos, etc… Tá bom, ou quer mais.

Será que classifica?
Não é nada fácil, mas a campanha do Bento Gonçalves Futsal (BGF) na Série Ouro não empolga o torcedor. O time do técnico Vaner Flores, infelizmente, fez partidas memoráveis, ao vencer equipes que disputam a Liga Nacional, mas também conseguiu perder jogos que pareciam ser mais fáceis.

O que está acontecendo? Sinceramente, não sei. É falta de elenco (problema crônico sempre no BGF)? Instabilidade emocional? Sei lá. De certo, apenas que a campanha está muito abaixo do esperado, acredito que até mesmo pelos jogadores, direção e comissão técnica. Apesar disso, acredito que dá tempo de buscar, pelo menos, a última vaga.

Futebol o ano todo
A melhor notícia para quem gosta de futebol foi dada pela diretoria do Clube Esportivo. O nosso Alviazul vai disputar a Copa FGF no segundo semestre, a tradicional Copinha. Porém (sempre há um porém), a diretoria garante que só irá participar da competição se puder descontar os seis mandos de campo perdidos com punição devido às atitudes racistas dos torcedores contra o árbitro Márcio Chagas da Silva, ocorrido no dia 5 de março, na partida contra o Veranópolis, no Estádio Montanha dos Vinhedos.

O Esportivo deve formar uma equipe de garotos, com o objetivo de revelar novos talentos e montar um time sub-19 em 2015. O técnico será Júlio César Nunes, que foi auxiliar de Winck e Flávio Campos no clube. O Congresso Técnico da Copinha acontece nesta segunda-feira, 2 de junho, e a competição deve iniciar no dia 16 de julho. A princípio, o campeonato deve ser disputado em fases regionais e depois um supercampeonato reunindo os campeões de cada localidade. O campeão da Copa FGF garante uma vaga para disputar o Campeonato Brasileiro da Série D em 2015.