A semana começou com troca de experiências em uma ação promovida pela Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale). Durante pouco mais de uma hora, os mestres em turismo Paula Cristina Nora e Eduardo Pezzi, consultores do Ministério do Turismo, MDA e Sebrae ministraram a palestra “O que fazer hoje para dar certo no turismo de amanhã?”, que trouxe à tona assuntos como aspectos da gestão do turismo, desenvolvimento de produtos e destinos turísticos.

Durante o evento, que ocorreu no Mamma Gema Trattoria, os palestrantes falaram de suas experiências nas consultorias para o projeto Talentos do Brasil Rural, junto ao Ministério do Turismo, do qual o Vale dos Vinhedos faz parte, com grande destaque em comparação a outros roteiros. O distrito foi definido como um roteiro modelo pelos palestrantes. De excelente estrutura e conhecido no Brasil inteiro, segundo sugestão de Eduardo e Paula, o Vale deveria trabalhar o pós-venda, incentivando o visitante a retornar e participar da concepção de novas atrações. Ainda segundo eles, trabalhar esse relacionamento com o cliente é de fundamental importância para ampliar ainda mais o fascínio que o Vale dos Vinhedos exerce nos visitantes. Ambos ressaltaram também que, através de uma maior interação com os profissionais da área, é possível promover inovações que dialoguem melhor com as necessidades do turista. “O roteiro pode aumentar o seu número de visitantes e incentivar a volta desses turistas diversas vezes ao ano”, pontuou Paula Cristina.

A palestra promovida no segunda-feira, 20 de outubro, integra uma série de iniciativas que a Aprovale vem promovendo com o intuito de levar aos profissionais da área de enoturismo o aprimoramento constante através da troca de informações com palestrantes de renome. Ao final do evento, os convidados puderam confraternizar em um jantar com a gastronomia típica do Vale.