O Dia do Trabalho é comemorado em 1º de maio. No Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios.

A história do Dia do Trabalho remonta o ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos). No dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu nos Estados Unidos uma grande greve geral dos trabalhadores.

Fernando Parisotto, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Logística e Transportes, salienta a importância da data. “É dia para homenagear toda a classe trabalhadora especialmente aqueles que se empenharam pelas conquistas por direitos trabalhistas até então alcançados. Essa é uma data de união umbilical com as entidades de classe dos trabalhadores, pois compete aos sindicatos desenvolverem ações na defesa do interesse de suas categorias, promovendo, sempre que possível, negociações com o objetivo de estabelecer melhores condições de trabalho, salários e benefícios”, comenta.