Italiano nascido em Piazza Brembana, na Província de Bergamo, Dom Alessandro Ruffinoni chegou a Caxias do Sul para suceder o bispo Dom Paulo Moretto em 2010. Ele acreditava desembarcar em uma cidade onde a descendência italiana seria preponderante – e é claro que a origem italiana forma uma grande parcela populacional e tem relevância incontestável, mas Dom Alessandro encontrou algo além: uma região de diferentes etnias, onde a migração só aumentava e a capacidade de acolhida também. “Muito obrigado e bem-vindo” foram as duas expressões que Dom Paulo destinou na chegada de Dom Alessandro, que agora entregará a Diocese de Caxias do Sul para o bispo Dom José Gislon em cerimônia no dia 8 de setembro, na Catedral Diocesana. Foram mais de nove anos de trabalho e descobertas, ao desbravar a Diocese em uma visita pastoral que se estendeu por cinco anos.

Na semana em que completa 76 anos de vida, Dom Alessandro se prepara para encarar novos desafios e eleger quais serão os novos caminhos que trilhará. É difícil decidir os próximos passos com tantas possibilidades que chegam, mas ele garante que o carinho nutrido pelo povo da Diocese de Caxias do Sul permanecerá intacto. E não planeja ficar muito distante.

Dom Alessandro é também conhecido como um bispo acessível, bem-humorado, justo e conectado – está presente nas redes sociais e usa a comunicação digital para reforçar os laços com a comunidade. A trajetória do menino humilde que morava na Província de Bergamo, nas “montanhas da Itália”, como descreve, até a chegada ao bispado na Serra Gaúcha passa por alguns temas e conquistas que Dom Alessandro se orgulha de enumerar.

Fonte e foto: Ascom Santuário de Caravaggio