Mais vezes do que eu teria planejado, tive que recomeçar minha vida. Eu me mudei mais vezes do que gostaria, perdi dinheiro mais vezes do que gostaria, confiei em pessoas erradas mais vezes do que gostaria.
Recomeçar é uma ilusão de que, daqui para frente, tudo vai ser diferente. Mas porque recomeçar poderia ser só uma ilusão? Na verdade, como a maioria das coisas na vida, depende da nossa atitude em relação a isso. Podemos mudar sem precisar recomeçar, mas recomeçar pode ser o incentivo que faltava. Janeiro de 2020 é um incentivo para recomeçar, mas pode não significar nada se você não mudar suas atitudes.
Recomeçar é fazer coisas diferentes, ou as mesmas coisas, com outra perspectiva, outros anseios. Recomeçar exige maturidade para entender que você abrirá mão de algumas coisas para ganhar outras. Afinal, você quer colher outros frutos, não é? Tem que plantar outras sementes.
Às vezes me pergunto se essa vai ser mesmo a minha vida, alguns meses de bonança, e depois, zás! Piso em um campo minado. Alguns livros têm centenas de páginas e uma história linear. Outros são cheios de capítulos. Se a vida fosse um livro onde nós somos personagens, o Mestre deve ter me colocado em um livro de crônicas.
As pessoas mais sábias que eu conheço, vivem recomeçando. Ou melhor: elas têm o dom de recomeçar quantas vezes forem necessárias e mesmo assim continuam com um brilho inexplicável no olhar. É admirável a força com que elas seguem suas vidas. Parece que elas entendem divinamente que tudo aquilo é necessário e normal. Se tem uma coisa que eu peço sempre, é que eu não seja uma velha ranzinza e que eu possa passar pelas adversidades sem perder o meu carisma (tsc). Hoje por exemplo, está difícil me aturar.
Apesar de gostar muito de estabilidade e de rotina, no fundo amo superar obstáculos novos (falando baixinho, porque no momento estou sem horário disponível). Aguento como uma criança crescida que prende a respiração na hora da vacina para não sentir dor. Ela sabe que é necessário. Eu também. Ela sabe que não é a melhor sensação do mundo. Eu também. Ela sabe que depois disso ela ganha um doce e precisa ser forte até o fim. Eu estou de dieta.
Talvez eu só tenha muito tédio e atraia isso para minha vida. Não sei se gosto, acho que estou um pouco cansada, mas talvez eu tenha aprendido a apreciar, porque é o que temos para hoje.