No ano em que comemora quatro décadas e meia de existência, empresa bento-gonçalvense foi responsável por fornecer os móveis para as cozinhas, quarto do líder e quarto grande de um dos maiores realitys shows do país

Prestes a completar 45 anos de existência, mais precisamente no dia 7 de julho, a Dalmóbile muito se orgulha de sua trajetória. Uma caminhada repleta de grande dedicação, trabalho e comprometimento que foi se solidificando ao longo dos anos e que a cada dia ganha ainda mais força e visibilidade. Em 1977, quando fundou a empresa com mais dois sócios, Juvenal Antônio Dalcin não imaginava chegar ao patamar que está hoje. Entretanto, sempre almejou por dias melhores, por reconhecimento e, é claro, por novas conquistas. Em entrevista, o empresário do ramo moveleiro destaca os principais aspectos que fazem da empresa ser um diferencial no segmento.

Como foi a tratativa para o BBB?

Tudo começou por meio de uma parceira que temos com a Globo, desde 2017, quando participamos da High Design Expo, em São Paulo. Naquela época, levamos para exposição uma cozinha no estilo provençal. Nessa feira, um diretor de captação, estratégias e parcerias da emissora estava visitando os estandes. Ele passou, se interessou pelo produto, conversamos e abrimos as negociações para produzir a cozinha do programa Mais Você, da Ana Maria Braga. Já fizemos duas: uma amarela, no Rio de Janeiro, e outra vermelha, em São Paulo. Na época, licenciamos a marca Mais Você por um ano. Em 2019, outra cozinha da Dalmóbile estava presente nas telas. Desta vez, na novela ‘Salve-se quem puder’, na casa da personagem Domique (interpretada pela atriz Guilhermina Guinle). Em 2020, este mesmo diretor nos procurou e cogitou a possibilidade de fornecermos produtos para o Big Brother. Entretanto, era início da pandemia e achamos que não era a hora adequada para focarmos nisso. Mas ele continuou insistindo conosco, e agora o momento chegou e estamos, de certa forma, participando do Big Brother Brasil 2022. Portanto, acredito que estamos lado a lado com a emissora, procurando atender as necessidades dela. Acredito ser um momento primordial para a empresa, porque ali tem marcas muito importantes participando.

Na casa, fornecemos os móveis planejados das cozinhas (Vip e xepa), quarto do líder e quarto grande. Projetamos tudo por meio das escolhas da emissora e utilizamos uma loja que temos no Rio de Janeiro como suporte para instalar o produto. É um orgulho estar presente. Dizer para o lojista que nossos móveis estão na Globo é um diferencial. Além disso, casou também com a comemoração dos 45 anos da empresa, que serão completados no mês de julho, estar numa emissora com uma tradição tão forte no Brasil. Notamos que a Dalmóbile vem se solidificando no setor moveleiro no País e, por isso, a gente quer estar em grandes eventos. Esse não podia ficar de fora. A Serra Gaúcha está presente no Big Brother, através da Dalmóbile, e com isso queremos divulgar nossa marca em todo Brasil.

Celebração dos 45 anos

Empresa bento-gonçalvense completa 45 anos no mês de julho
Foto: Divulgação

A campanha institucional da marca foi preparada pensando nos 45 anos, especialmente um vídeo comemorativo onde conto a história da empresa, desde a sua concepção. Acredito que 45 anos é uma idade madura para poder dar sequência ao trabalho, com a expectativa de que a gente possa perdurar por muito tempo, fazendo a Dalmóbile crescer dentro do espírito que ela vem desenvolvendo nos últimos anos. Para celebrar as quatro décadas e meia de existência, pretendemos fazer comemorações distintas, como uma festividade com os nossos colaboradores e programação especial com a rede de lojas.

2021 para a Dalmóbile

Começamos o ano de 2021 preocupados e apreensivos. A pandemia que se alastrou pelo mundo atingiu a todos. Claro que para cada um foi diferente. A nossa preocupação foi muito forte no sentido de manter a saúde da empresa, dos nossos colabores e dar continuidade ao trabalho de investimento em tecnologia, no qual a Dalmóbile vinha se destacando e que é o que nos diferencia dentro do mercado. Não somos uma empresa grande, mas nos diferenciamos das outras nas pequenas coisas. Para isso, buscamos equipamentos distintos e novas tecnologias presentes no mercado e optamos por um sistema de produção de ERP Promob, que foi um desafio. Também vivenciamos sérios problemas de matéria-prima, abastecimento, os preços subiram bastante, tivemos dificuldades em repassar custos, perdemos negócios, mas nossa equipe comercial, procurando driblar as dificuldades de negociação, conseguiu ter uma meta de faturamento e atingi-la com sucesso.

Além disso, tivemos a inauguração do nosso showroom, que foi um fator muito importante para que pudéssemos aproximar mais o lojista do produto. Eles podem chegar na Dalmóbile e ver não somente a fábrica, mas os itens expostos e, com isso, projetar uma loja de acordo com a capacidade de evolução e economia da cidade. Também pudemos apresentar os produtos aos nossos funcionários, pois são eles que fazem as peças e mantém toda a cadeia produtiva. Foi muito importante eles verem o que produzem, como, por exemplo, um roupeiro, um balcão de cozinha ou o móvel de banheiro. Dentro desse conceito, o ano de 2021 foi muito bom.

Projeções para 2022

Estimamos um crescimento bastante real, porém, estamos com os pés no chão, mesmo com o constante aumento de custos na matéria. Temos que continuar fazendo nossa parte, trabalhando bem e com muita firmeza nas nossas decisões.

Feiras e negócios

A Dalmóbile estaria presente na última Movelsul, que não aconteceu por conta da pandemia de Covid-19, com um stand apresentando as linhas de produtos e lançamentos, os diferenciais da marca; além disso, fizemos uma parceria com a Electrolux para fornecer os móveis do stand, onde seriam expostos os eletrodomésticos da empresa. Agora, na feira que será realizada no mês de março, estaremos com o stand no pavilhão A, onde apresentaremos nossos produtos e as novidades da Dalmóbile e, novamente, firmamos essa parceria com a Electrolux. Acredito que esse momento será muito importante para todos que atuam no segmento, pois marca a retomada das feiras para o setor moveleiro bento-gonçalvense e do país como um todo. A união das feiras Movelsul e Fimma será muito interessante, pois no mesmo local em que vamos receber nossos clientes, iremos visitar os fornecedores de máquinas e matérias-primas.

Será uma feira que vai exigir muito, pois vamos apresentar as novidades para nossos clientes e, ao mesmo tempo, temos que saber o que está chegando ao mercado na questão de novos equipamentos, novas tecnologias e matérias-primas, assim poderemos nos preparar para poder oferecer ao nosso cliente. A Dalmóbile é uma empresa que trabalha com criatividade e inovação. Essas feiras são experimentos muito importantes, e vão exigir muito da equipe para podermos atender bem e absorver essas novidades, pois são momentos únicos. Vai estar aqui do nosso lado, não precisamos viajar para a Europa, por exemplo. Bento Gonçalves já provou que tem capacidade de realizar grandes feiras, trazer bem os convidados e dar o suporte necessário para a nossa indústria moveleira.

Boas perspectivas e turismo

Bento é uma cidade que está crescendo ano após ano. Os visitantes destas feiras vêm com o objetivo de conhecer Gramado, o Vale dos Vinhedos, a Serra Gaúcha. Isso tudo também nos favorece, pois muitos clientes e lojistas vêm para provar nosso vinho, a gastronomia típica italiana, o tradicional churrasco. Tudo isso contribui para criar laços e relacionamentos. Temos nosso showroom que complementa tudo isso e acredito que colheremos bons frutos.

Novidades em equipamentos e futuro

Até aqui, a gente vem dando os passos dentro do nosso tamanho, mas ainda tem espaço no mercado. O segmento moveleiro no Brasil é muito importante, e a gente quer uma fatia desse bolo. Temos uma equipe bem preparada, afiada, a fábrica com bons equipamentos, com o melhor que existe no mercado moveleiro. Em nossa linha de produção, temos bons fornecedores na Europa, Alemanha, Itália, Áustria, estamos bem servidos e existem outros mercados que estamos de olho. Em 2022, teremos um robô na linha de fabricação e um compressor que vai trabalhar sem óleo, uma novidade no mercado que vai nos dar um diferencial na área produtiva, além da sustentabilidade, pois elimina o óleo e permanece somente com a água. Na indústria moveleira, acredito que é uma das primeiras empresas que terá essa tecnologia.

Compramos ano passado, vamos receber na metade do ano, e isso vai nos dar uma condição de funcionalidade bastante interessante. Outro detalhe importante, que vamos pensar a longo prazo, é na questão de energia solar. Nós temos aqui um problema de muitas quedas de energia elétrica, principalmente no verão, devido ao alto consumo. A Dalmóbile ainda não apostou no segmento de placas fotovoltaicas, mas vejo como uma coisa muito boa e futuramente podemos pensar nessa instalação.

Foto em destaque: Arquivo TV Globo