A guerra contra o mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus ganhou mais um aliado. O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) iniciou, nesta quinta-feira, 18 de fevereiro, uma campanha interna para orientar os servidores a combater os focos do Aedes aegypti. As principais ações ocorrem no edifício-sede da autarquia, em Porto Alegre.

Um grupo de trabalho formado por integrantes da Superintendência de Apoio Operacional (SAO), da Coordenadoria Técnica de Meio Ambiente (CTMA) e do Núcleo de Apoio ao Edifício-Sede (NAES) realizou uma vistoria esta manhã para detectar locais onde há acúmulo de água parada – condição ideal para a reprodução das larvas do inseto. Durante a ação, não foram encontrados focos do mosquito, mas os servidores programaram para esta sexta-feira, 19, um mutirão para a limpeza de calhas, remoção de lixo e instalação de telas protetoras em reservatórios de água. “É um trabalho preventivo, com o intuito de zerar as chances de proliferação do mosquito em nossas dependências”, destaca o diretor de Administração e Finanças do Daer, Saul Sastre. “A equipe responsável por essa verificação está atenta a vasos e outros recipientes, além de locais expostos à chuva”, comenta.

Os servidores do Daer também estão tendo acesso a informações sobre os sintomas das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e os métodos de prevenção. O material está disponibilizado nos murais internos, elevadores e na intranet do órgão. “A informação é a principal forma de nos prevenirmos contra essas doenças”, ressalta o diretor-geral do Daer, Ricardo Nuñez. “Nesse sentido, estamos mobilizando todo o nosso quadro funcional para que possamos eliminar de forma eficaz a incidência do mosquito transmissor”, relata.

Informações do Governo do Estado.