Os trabalhos de limpeza e últimos ajustes para a liberação do quilômetro 43 da ERS-122, em Farroupilha, seguem nesta terça-feira, 17. A previsão do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) é de que o trecho seja liberado ainda hoje. No entanto, não se descarta que a liberação possa ser novamente adiada em mais um dia, caso haja algum problema que possa interromper o trabalho, como em caso de chuva.

Conforme a autarquia, a empresa Encopav, responsável pela manutenção do trecho segue até o final do dia com o trabalho de limpeza, finalização da base, formada por um tipo de brita que é espalhado e compactado por um rolo compressor. Depois dessa etapa, ocorre a aplicação da malha asfáltica e a sinalização. Nos paredões de pedra, uma equipe do Corpo de Bombeiros realizava no final da manhã, um trabalho de enxague, visando a retirada de fragmentos de rochas que pudessem cair da encosta e afetar o tráfego de veículos.

Nas laterais das pistas foram colocadas pedras maiores que servirão de proteção, caso haja novos deslizamentos. Valas também foram construídas para que as pedras que vierem cair, fiquem alojadas neste espaço. No lado oposto do deslizamento, rochas também foram colocadas. Segundo o Daer, o material permanecerá no local até que ocorram novas detonações, em virtude do tamanho e peso das pedras que dificultam sua remoção.

A finalização do trabalho, com a construção de uma barreira junto à encosta, só deve ocorrer em 2020. Conforme o Daer, o trecho será liberado para a passagem de todos os tipos de veículos nesta terça-feira.

Foto: Divulgação Daer