Vítimas de homicídio reduziram em 65%, em relação a 2021, assim como os roubos, que também tiveram queda de 5,5%. Furtos, de forma geral, por outro lado, tiveram aumento de casos, em 45,2%

Na última semana, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado do Rio Grande do Sul divulgou novos números dos indicadores criminais, referentes ao mês de junho. Com isso, os dados completam as estatísticas do primeiro semestre de 2022, em termos de segurança, para cada município gaúcho. Em Bento Gonçalves, os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) foram os que mais tiveram queda. No caso de vítimas de homicídio, a redução chega a 65%, se comparado com o mesmo período do ano passado.

Desde meses anteriores, a Capital Nacional do Vinho apareceu em listas da SSP de cidades gaúchas com maiores reduções de casos de homicídio. Considerando o período de janeiro a junho, no comparativo entre 2021 e 2022, Bento teve uma redução maior que o estado. No RS, a diminuição do crime foi de apenas 1,9%, cerca de 63% abaixo do que o município da Serra conseguiu diminuir nesses crimes violentos.   

Legenda: Vermelho = 2021/ Azul = 2022

Outros crimes em queda

Além do homicídio, que é agrupado pelo estado como um CVLI, outros três indicadores apresentaram quedas, portanto, são crimes que vem diminuindo sua predominância sobre Bento. Um deles é o roubo, de forma geral, que no semestre de 2021 alcançou 90 registros, e, neste ano, permaneceu em 85 casos. Apesar de baixa, a redução representa 5,5% a menos na ocorrência desse delito. O roubo a veículo também caiu pouco, de cinco para quatro casos, na mesma faixa temporal.

O estelionato, que é a prática de enganar outras pessoas para obter vantagem, vinha crescendo na cidade, desde o início da pandemia de covid-19, e apresentou uma queda neste último registro semestral. O número de casos caiu de 700, no ano passado, para 606. A partir das ocorrências é possível averiguar que o crime vinha registrando acima de 100 casos por mês, ao contrário de agora, no qual há meses com menos registros.

Legenda: Vermelho = 2021/ Azul = 2022

Delitos em alta na cidade

Dentre os indicadores publicados pela SSP, um que demonstrou um aumento significativo, de 45,2%, foram os casos de furtos. No primeiro semestre de 2021, esse crime chegou aos 369 registros. Agora, no mesmo período, os números chegaram a 536. Em janeiro, o dado ainda era semelhante ao visto antigamente, em torno de 60 ocorrências. Recentemente, em maio e junho, a estatística subiu para além dos 100 crimes dessa categoria.

Outros delitos que apresentaram um aumento de registro, apesar de baixo, foram aqueles relacionados a entorpecentes. Tanto a posse, quanto o tráfico, foram mais notificados neste período. Esse dado não necessariamente representa uma maior incidência nesse âmbito criminal, mas pode ser justificado com uma maior revista e patrulha policial nas ruas

 Delitos20212022
Posse de drogas8091
Tráfico de drogas8485

Estupros sobem mais de 80%

Ainda nos dados da SSP, é possível verificar registros criminais relacionados especificamente a mulheres e vulneráveis. Dentro disso, um dos dados que chama a atenção é o número de estupros que Bento Gonçalves acumula neste primeiro semestre. Já são 17 ocorrências, o que representa um aumento de 88,8% em relação ao primeiro semestre de 2021, que, ao todo, somou nove casos.

Legenda: Vermelho = 2021/ Azul = 2022

Desde janeiro de 2022, o número vem sendo alto, e nos três meses seguintes, os casos se mantiveram elevados. Ao contrário do ano passado, não houve ainda um mês sem novos registros de estupros. Essa alta incidência do delito é vista em todo o Rio Grande do Sul, tanto que o governo do Estado, ao divulgar o balanço, reforçou a importância da denúncia.

Canais de denúncia:

  • 190 (situações que demandem socorro imediato)
  • www.ssp.rs.gov.br/denuncia-digital (Denúncia Digital 181 SSP)
  • 181 (Disque Denúncia SSP)
  • (51) 9.8444.0606 (WhatsApp da Polícia Civil)