Na tarde de terça-feira, 19, foi realizada na Prefeitura de Bento Gonçalves, a segunda reunião da Comissão Municipal de Geografia e Estatística (CMGE). O objetivo do encontro foi atualizar os membros sobre o andamento do Censo Agropecuário 2017 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A Comissão é formada por membros da Prefeitura, da EMATER/RS – Ascar, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bento Gonçalves, da EMBRAPA Uva e Vinho, do Sindicato Rural da Serra Gaúcha, do Conselho Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Câmara Municipal de Vereadores.

O Censo Agropecuário 2017, consiste na investigação estatística e territorial sobre a produção agropecuária do país, onde o IBGE vai a campo para conhecer as características e a produção de todos os estabelecimentos agropecuários do território brasileiro. A coleta de dados está sendo executada desde outubro e segue até fevereiro de 2018, onde estarão relacionados às informações sobre a propriedade, produção, área, pessoal ocupado, entre outras questões.

O Coordenador de Subárea do IBGE em Bento Gonçalves, Ricardo Bottega, apresentou a equipe de supervisores e recenseadores e explicou os procedimentos utilizados no Censo Agropecuário, desde os conceitos de estabelecimento agropecuário, a apresentação do questionário, a forma de identificar os recenseadores, os métodos de supervisão do trabalho e os números do que já foi coletado no município bem como o endereço eletrônico específico da pesquisa. Bottega também falou sobre a localização do posto de coleta e agradeceu a Administração Municipal pela cedência do espaço na Coordenadoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (CTEC) para os trabalhos.

Durante a reunião, o representante do IBGE reforçou aos participantes a importância de divulgar o Censo Agropecuário nas comunidades, pedindo, principalmente, que os entrevistados respondam o questionário corretamente, e atendam adequadamente o recenseador.