Capacitação é oferecida pela Proamb em parceria com a UCS

Muito presente no esgoto doméstico, o nitrogênio e o fósforo são nutrientes que, em excesso, podem comprometer a qualidade das águas de rios e lagoas caso não recebam o tratamento adequado para serem devolvidas à natureza. O curso Aspectos Práticos e Operacionais na Remoção de Nitrogênio e Fósforo, promovido pela Proamb em parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS), abordará as questões centrais desse processo importante no reuso de águas residuais.

As aulas serão divididas em três dias, de 8 a 10 de novembro, na sala 409 do bloco V, no campus-sede, em Caxias. Entre os assuntos que serão desenvolvidos durante as aulas estão os fundamentos da remoção microbiológica de nitrogênio e fósforo, os principais parâmetros de controle na remoção microbiológica desses dois elementos, a remoção química de fósforo e as diferentes formas de aplicação de compostos químicos para remoção do fósforo.

Tanto o fósforo como o nitrogênio são responsáveis pelo fenômeno da eutrofização dos corpos hídricos. Dessa forma, é de suma importância que eles sejam removidos dos efluentes. Para tanto, podem ser utilizados processos microbiológicos ou físico-químicos. Os processos microbiológicos utilizados para remoção de nitrogênio são associações de processos aeróbios e anóxicos. Já, para o fósforo podem ser utilizados associações de processos aeróbios e anaeróbios.

Em relação aos processos físico-químicos, podem ser utilizados desde processos oxidativos, de adsorção, absorção seguido de oxidação para o nitrogênio. Já para a remoção de fósforo, o processo físico-químico clássico é o de coagulação/floculação seguido de sedimentação ou flotação, utilizando sais de alumínio, ferro ou cálcio.

As inscrições, limitadas, estão abertas até o dia 7 de novembro e devem ser feitas no site da Proamb (www.proamb.com.br), na aba Educação. As aulas serão das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min.

 

SERVIÇO:

O que: Curso ‘Aspectos Práticos e Operacionais na Remoção de Nitrogênio e Fósforo’

Quando: aulas de 08 a 10 de novembro

Onde: bloco V, no campus-sede da Universidade de Caxias do Sul

Inscrições e informações: www.proamb.com.br

Fonte: Exata Comunicação
Foto: Divulgação