Modalidade de estelionato utiliza correspondência para tentar valores via PIX

A Receita Federal emitiu um comunicado neste mês de março para que pessoas fiquem atentas em relação a um novo golpe que vem sendo aplicado por correspondência. Segundo o órgão, criminosos vem utilizando uma guia de pagamento falsa, que simula um Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) para ser pago via PIX.

A modalidade recente em que estelionatários vem aplicando golpe é diferente por não usar e-mail ou aplicativos de conversa de celular para tentar uma aproximação, e por isso podem gerar confusão. A Receita Federal alerta que o documento é enviado sem a presença de códigos de barra ou outro meio de pagamento, somente PIX, e isso é um indicativo da irregularidade.

Os contribuintes do Simples Nacional que receberem a correspondência devem ficar atentos aos pagamentos pendentes, que podem ser conferidos nos sites oficiais dos órgãos públicos, como o gov.br/receitafederal, por exemplo.

Os golpistas estão utilizando logomarca oficial do Simples e termos técnicos precisos para tentar trazer veracidade ao documento falso. “Com ameaça de multa altíssima de até 225% sobre o valor cobrado, tentam pressionar as possíveis vítimas para que paguem com celeridade e, dessa forma, buscam tirar a atenção dos detalhes importantes, explica a Receita Federal em nota.