Padre Gilmar Paulo Marchesini afirma que, no futuro, há possibilidade de ser construída mais uma igreja para os moradores

A comunidade Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, popularmente conhecida como Busa, mas que hoje leva o nome de bairro Vinosul, em Bento Gonçalves, foi fundada pelos primeiros imigrantes italianos chegados na região. Lá, de acordo com o padre Gilmar Paulo Marchesini, construíram uma pequena capela. “Era um lugar de poucas famílias”, pontua.

Entretanto, com o passar dos anos, a realidade foi modificada. Inúmeros moradores escolheram o local para residir, expandindo o Vinosul. “Agora, temos a parte nova do bairro, em cima, perto da faixa, onde tem mais gente morando”, aponta.

Contudo, o crescimento no número de habitantes apresentou um desafio para a igreja católica. “Dificilmente (as novas famílias) se ligam à igreja-comunidade. Por isso, estamos pensando no que podemos melhorar na pastoral, com eles, que moram naquele canto”, expõe.

O sacerdote admite que atualmente a maior dificuldade está justamente em atingir os recém chegados. “São aqueles que pertencem à comunidade e que estão lá em cima, na faixa e que dificilmente a gente consegue ter um entrosamento maior”, afirma.

Entre as ações cogitadas para envolver os novos habitantes com a religião, está a construção de uma outra igreja, mais próxima àqueles moradores. “Para nós, isso realmente é um desafio. Devemos pensar no futuro em como atendê-los, se fazemos uma igrejinha naquela parte e assim por diante”, explica.

Envolvimento nas missas

Considerada uma tradição antiga, a comunidade mantém o hábito de frequentar as missas. “Acontece sempre uma vez por mês, no terceiro sábado, às 16h30mim. Temos um grupo fiel, que sempre participa”, salienta.

O cenário já não é o mesmo em relação aos jovens, já que a maioria, segundo Marchesini, foi morar na cidade. “Existe essa dificuldade, mas ainda assim, temos crianças na catequese, as zeladoras, a associação de Santana, a equipe administrativa, também temos quem canta. Evidentemente, são poucas pessoas, porque não é uma comunidade tão grande”, afirma.

Porém, uma particularidade observada pelo pároco é que os moradores do bairro têm o costume de ir às missas da igreja na cidade. “É uma característica interessante. Eles têm esse hábito antigo, de mais de 50 anos, de participar às 7h, da Paróquia Santo Antônio. São amigos nossos. A gente se quer muito bem”, salienta.

Festividade

A festa mais importante para os moradores do Vinosul é a de Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, realizada sempre no terceiro domingo do mês de outubro. “Além da missa, da festividade, sempre há um almoço de confraternização, um grande grupo de pessoas que participa, colabora e estão presentes todos os anos na comunidade”, finaliza.