A Conferência Regional para a construção do Plano Estadual de Educação promovido pela 16ª Coordenadoria Regional de Educação foi realizada na tarde desta quinta-feira, 23 de outubro, no auditório do Campus Universitário da Região dos Vinhedos (UCS-Carvi). Cerca de 200 profissionais de educação das 77 escolas estaduais debateram e propuseram emendas ou supressões ao texto base.

O coordenador da 16ª CRE Enio Eliseu Ceccagno apresentou a história das leis brasileiras, lembrando que só nos últimos 80 anos o financiamento público da educação esteve garantido em lei. Ele destacou alguns avanços, entre eles, o atrelamento dos investimentos da educação ao Produto Interno Bruto (PIB), ainda destacou que o Plano que está sendo construído de forma coletiva é o primeiro que sairá da ‘intenções’, para metas definidas. Finalizando sua fala ponderou sobre as metas e dos desafios para a educação da próxima década.

O coordenador do Coredes Serra, José A. Adamole ressaltou o desenvolvimento regional, apresentando dados para análise, afirmando que a Região Serra está em 1ª lugar na saúde, 2ª em renda 5ª na educação. A conferência foi dividida em seis grupos temáticos para debates: Gestão democrática do sistema de ensino, regime de colaboração no RS na garantia dos direitos à educação de qualidade; Garantia de direito à educação básica; Acesso e ampliação do ensino superior; Educação diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos; Valorização dos trabalhadores em educação; e financiamento.