As Secretarias de Educação e Conselhos Municipais de Educação, de dezessete municípios da região estiveram reunidos nos dias 23 e 24 de setembro, terça e quarta-feira, em Bento Gonçalves para a 1ª Oficina de Formação para adequação ou elaboração dos Planos Municipais de Educação. O encontro foi promovido pela Secretaria Estadual de Educação,SASE-MEC e UNDIME.

O objetivo da oficina é de oportunizar a formação para construção dos planos municipais alinhados ao Plano Nacional de Educação (PNE). O evento abriu com a participação do coordenador da 16ª CRE Enio Eliseu Ceccagno e representantes das entidades que compõe a Rede Técnica.

A avaliadora do MEC, Marcia Adriana de Carvalho fez a apresentação de um contexto histórico da educação, seguida de um planejamento da próxima década, alinhando os planos de educação. Também foi apresentada a situação dos estados e municípios em relação a meta nacional e embasamento para produzir um bom diagnóstico.

A formação se dará em dois momentos num total de 28 horas. A coordenadora Estadual do Plano, Marsia Susbacher, da Seduc, ressalta a importância dos municípios estarem reunidos para pensarem a educação do país. “Cada um deve fazer a sua parte, união, estados e municípios, todo processo de forma democrática, com efetiva participação da comunidade, desde o início do plano até a sua aprovação”, disse Marsia.

Os Planos Municipais de Educação devem estar aprovados até dia 25 de junho de 2015. O acolhimento do evento foi feito por parte da 16ª CRE e Secretaria Municipal de Educação (Smed) de Bento Gonçalves.