A partir de 2024, crianças entre seis meses e menores de cinco anos deverão receber, obrigatoriamente, a vacina contra a covid-19. A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde no final de outubro. A decisão é decorrente de estudos realizados com bases nas informações sobre casos da doença em todo o país.

Somente neste ano, no período de janeiro e agosto, foram registrados 3.441 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), forma mais letal da Covid-19, e 84 mortes de crianças menores de um ano de idade.

Conforme o Ministério da Saúde, para essa faixa etária, o esquema vacinal contará com três doses aplicadas com o intervalo de quatro semanas entre a primeira e a segunda; e de oito semanas da segunda para a terceira dose. De acordo com as informações, para este público, o esquema de vacinação será único e quem completou as três doses neste ano, não vai precisar repetir no ano que vem.

O Ministério da Saúde também reconhece como público prioritário as crianças indígenas; ribeirinhas; quilombolas; que vivem em instituições de longa permanência e em situação de rua, grupos que passaram por avaliação da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19 (CTAI) e do Programa Nacional de Imunização (PNI).

Até o momento, 30.312.379 doses da vacina bivalente foram aplicadas no país. Ao todo, desde o início da pandemia, foram registrados 37.994.356 casos da doença e 706.986 mortes. 

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil