Com a queda no número de internados em leitos clínicos e de UTI, o governo do Rio Grande do Sul decidiu pela manutenção do atual quadro do Sistema 3As, sem emissão de avisos ou alertas nas regiões. A divulgação foi feita após reunião do Gabinete de Crise na quarta-feira, 25.

De acordo com os indicadores da Secretaria Estadual da Saúde (SES), até ontem, 826 pessoas estavam internadas com suspeita ou confirmação de covid-19 em leitos clínicos. O número é 21,5% menor do que o registrado há cerca de um mês. Já a situação de pacientes internados em leitos de UTI após terem seu quadro agravado pela doença alcança a marca de 706 pessoas hospitalizadas. O número é o menor registrado desde 1º de novembro do ano passado.

Apesar dos números considerados pelo Gabinete de Crise como positivos, o governo segue monitorando os indicadores devido a propagação da variante delta pelo estado. Segundo o vice-governador do RS, Ranolfo Vieira Júnior, que coordenou a reunião, o trabalho junto aos municípios começa a apresentar resultados positivos. “É uma grande notícia para os gaúchos. Depois de uma onda bem agressiva da pandemia no começo deste ano, entre fevereiro e abril, e com a ameaça mundial da variante delta mais recente, observar uma melhora, ainda que gradual, é muito positivo. Mostra que governo e prefeituras estão tomando boas decisões no enfrentamento ao vírus, e que a população está colaborando e segue cumprindo os protocolos de prevenção”, disse.