Desse total, 30% positivaram para a Covid-19. Objetivo é detectar o maior número possível de casos confirmados no município

Em sete meses, Bento Gonçalves realizou 47.604 testes para diagnosticar a existência do vírus da Covid-19 – entre os rápidos, PCR, programa Testar RS e do ambulatório fast track. É o que apontam os dados da Secretaria Municipal de Saúde. Desse total, 13.795 apresentaram resultado positivo, correspondendo a 30%.

Junho foi o mês em que pessoas com sintomas gripais mais procuraram as unidades de saúde, com 2.442 (somente do Testar RS). Conforme a gestora titular da pasta, Tatiane Misturini Fiorio, a justificativa se dá pela época mais fria do ano. “Temos o período de inverno, em que muitas pessoas apresentam sintomas gripais em função do clima, e também a questão das variantes, que não dá para afirmar com certeza, mas que podem ter influenciado na quantidade de testagem”, aponta.

Março, considerado o pico da pandemia em 2021, foi o segundo mês em que mais foram aplicados os antígenos e PCR, cerca de 65 diariamente. A projeção é que agosto finalize com 3.100 exames efetuados.

Testagem em massa

Na semana passada, três locais com mais casos ativos da doença tiveram ações de detecção de casos positivos: São Roque, Conceição e Ouro Verde. Dos 226 testes aplicados, 194 negativaram e 32 positivaram, representando 14,1% do total.

Com base nisso, a Secretaria de Saúde segue com a testagem até o dia 27 de agosto, nos bairros Ouro Verde, Vila Nova, Conceição e São Roque. “Essas ações integram o planejamento da secretaria para detectar positivados e encaminhar para isolamento, evitando, assim, a proliferação do vírus”, destaca Tatiane.

A Unidade Móvel estará disponível das 8h30 às 11h e das 13h30 às 16h30, em frente às unidades básicas de saúde. Podem realizar o exame pessoas de qualquer idade e que apresentem sintomas gripais como febre, tosse, coriza, dor de garganta e outros. É necessário apresentar documento com foto. Os cidadãos que apresentarem resultado positivo serão encaminhados para o ambulatório fast track.

Foto: Franciele Zanon