Estamos no meio da travessia de uma tempestade. Daquelas que parecem saídas dos filmes e que fatalmente, ao menos no cinema, geram transformações profundas e duradouras na forma como trabalhamos, convivemos, preservamos e pensamos a vida pessoal e os negócios.

No cinema, a quase totalidade das intempéries é finalizada em meio a esperança e aos prenúncios de um mundo melhor. Bom, é isso o que esperamos da tempestade atual, relacionada à Covid-19.

Mas para isso é preciso ação, de todos. Não cabe aqui analisar dados relacionados a ciência e estatística da saúde. Esse assunto é dos médicos, dos especialistas e dos gestores públicos. O nosso assunto é como enfrentar a crise, como unir o comércio, e como retomar as atividades o mais breve possível, minimizando os impactos da pandemia e cumprindo a Lei.

Porque a Lei é feita para ser cumprida de forma universal e irrestrita.

Por isso nós, no Sindilojas Regional Bento, que atua em 11 municípios de uma das regiões mais desenvolvidas do Brasil, estamos com uma rotina intensa de reuniões, negociações e atividades locais, além de somarmos e complementarmos os esforços e movimentações da Fecomércio-RS.

Medidas

1 – Conteúdo

Desde o início da pandemia iniciamos um movimento grande de comunicação, ampliando substancialmente todo o conteúdo em nossas mídias sociais com o objetivo de orientar e gerar caminhos aos nossos associados e comunidade no que diz respeito a essa reinvenção dos negócios.

Nesse esforço estão dicas, documentos de orientação, vídeos de instrução e uma série de transmissões ao vivo com especialistas em legislação e negócios em geral.

Nomes consagrados da Economia e do Direito do Estado já passaram por nossas lives, como a economista Patrícia Palermo e a advogada Tatiane Correa, ambas da Fecomércio-RS.

2 – Negociações coletivas

Outro foco de nossa atuação tem sido as questões legais. De uma semana para a outra os contratos passaram a ser renegociados e o nosso time foi para a linha de frente, buscando a negociação com o Sindicato dos Empregados do Comércio (SEC-BG), numa Convenção Coletiva Extraordinária, com novas previsões de férias e banco de horas.

Os discursos se alinharam e chegamos a bons termos para proteger empregadores e empregados.

3 – Representatividade

Mas há um terceiro eixo, dos mais relevantes agora: negociação e orientação entre o poder público, temeroso com os desdobramentos para a saúde pública e os nossos associados, temerosos em relação à saúde e também ao futuro de suas empresas e colaboradores.

E é nesse ponto que o bom senso e a percepção de escala precisam ser presentes, pois não podemos afundar em meio a um colapso hospitalar de meses, que geraria caos econômico e social, distúrbios inimagináveis e um ambiente de negócios arrasado no longo prazo.

Mas também não podemos, em hipótese alguma, dar doses de medicação maiores do que a doença precisa, para não matarmos o paciente ao invés de curá-lo.

Para isso, nas últimas semanas, negociamos e conversamos todos os dias (todos mesmo!) com prefeitos, lideranças do varejo e da saúde e, via Fecomércio-RS, com o Governo do Estado para encontrar os parâmetros saudáveis nesse sentido.

Agora, vamos nos movimentar.
Não há saída.

Como entidade representativa, estamos buscando uma retomada segura, para o mais breve possível, e a oferta de informações corretas e profundas que possam, de alguma forma, acalentar os efeitos da crise e do desânimo.

Assim como nos filmes, em breve o sol voltará a brilhar. Porque toda tempestade precisa passar.

Ela vai passar.

Daniel Amadio
Presidente Sindilojas Regional Bento