Pelo menos dois casos da variante Delta do coronavírus, considerada uma cepa de maior contágio, foram confirmados no Rio Grande do Sul, após exames realizados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada na segunda-feira, 19. Os infectados são moradores de Gramado, que não haviam viajado para outro país ou estado. Até o momento, mais quatro pessoas aguardam resultados de exames para confirmar ou não a existência de novos casos com a cepa indiana.

De acordo com estudos realizados por cientistas, a variante Delta é considerada de maior transmissibilidade. Ela ainda apresenta diminuição da eficácia dos anticorpos produzidos pelas vacinas, sendo que uma dose apenas pode ser pouco para conter o avanço dessa variante. Entre as medidas encontradas para barrar o avanço do contágio pela nova cepa, a Secretaria Estadual da Saúde (SES), orientou que os municípios apliquem a segunda dose dos imunizantes da AstraZeneca e Pfizer em um intervalo de 10 semanas e não mais 12 como era preconizado inicialmente.

Conforme a SES, ainda não há estudos que possam comprovar que a variante Delta provoque agravamento da covid-19, se comparada a outras linhagens da covid-19.