O governo do Rio Grande do Sul retirou todos os alertas que estavam em vigor no sistema de controle da covid-19. A decisão foi anunciada pelo governador Eduardo Leite, após melhora nos indicadores que norteiam o Sistema 3As. Com isso, a região da Serra Gaúcha não é mais considerada em situação de gravidade. No entanto, todas as 21 regiões do Estado receberam um “aviso”, em razão da possibilidade da chegada da variante delta.

Na macrorregião de Caxias do Sul, que inclui Bento Gonçalves, na última semana houve queda de 10,7% no número de casos. Na comparação com a média estadual, os índices da região estão em melhor situação. Atualmente, a taxa de ocupação de leitos de UTI está em 77,9%, queda de 12,4%. Nos leitos clínicos, a situação também apresentou redução de 8,6%, na comparação com o levantamento anterior. Desde o início da pandemia, a região já registrou 158.431 casos. Desse total, 2.940 pessoas morreram. Na comparação com a última semana, o número de óbitos na região também caiu cerca de 8,6%.

Em transmissão ao vivo pelas redes sociais, o governador Eduardo Leite destacou o trabalho das equipes de saúde e o avanço da vacinação como fatores essenciais para a redução dos indicadores e melhora do cenário da pandemia no Estado. “A pandemia nos ensinou que precisamos enfrentá-la por fases, cada momento nos desafia de maneira diferente. Estamos avançando rapidamente na vacinação, o RS tem sido sempre um dos líderes. Estamos em primeiro lugar na primeira dose e em segundo na segunda dose. E já atingimos mais de 50% da população residente vacinada e mais de 64% da população adulta vacinada com a primeira dose. São dados importantes que nos ajudam a ter mais segurança no enfrentamento da pandemia, e que confirmam o acerto da vacinação como estratégia a partir do que se vê da redução de casos, de internações e de óbitos”, destacou o governador.

Conforme a última atualização do sistema de monitoramento da Secretaria Estadual da Saúde (SES), nesta quinta-feira, 15, o Rio Grande do Sul estava com 869 leitos de UTI adulto disponíveis, o que representa 74,55% de ocupação.

Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini