A Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), vai encaminhar pedido de reconsideração para revisão da bandeira no modelo de Distanciamento Controlado do Governo do Estado. Na sexta-feira, 19, a região da Serra Gaúcha foi classificada na cor preto, de risco altíssimo de contágio do novo coronavírus.

Conforme o presidente da entidade, José Carlos Breda, os números da região não são condizentes com a decisão do governo estadual. Segundo ele, os índices de ocupação em hospitais da região está na média de 77%. Breda critica ainda a suspensão da utilização do modelo de cogestão. Sem ele, os municípios não poderão adotar medidas mais brandas.

Na segunda-feira, 22, às 10h, ocorre uma reunião entre os presidentes de associações e o governador, afim de definir essas questões e o modelo a ser adotado.

Reunião do Comitê de Atenção ao Coronavírus de Bento traça estratégias para aumentar fiscalização

Até segunda-feira, 22, o Poder Público deverá aguardar as definições por parte do governo do RS para publicação de novos regramentos.

Durante o sábado, 20, integrantes do Comitê de Atenção ao Coronavírus estiveram reunidos na prefeitura de Bento Gonçalves para debater sobre ações e tratar estratégias, a fim de reduzir a circulação de pessoas em vias, praças e parques públicos, locais considerados pontos de aglomeração na cidade.

Entre as medidas, já colocadas em prática está a suspensão geral de atividades entre o período das 22h às 5h, até o dia 1º de março. Além disso, está proibida a abertura de qualquer estabelecimento para atendimento ao público. Festas, reuniões e eventos também não poderão ser realizados. Filas e aglomerações em recintos ou áreas internas e externas de circulação ou de espera também estão proibidas, conforme decreto.

Conforme a prefeitura, o decreto não se aplica a farmácias, hospitais e clínicas médicas, serviços funerários, serviços agropecuários, veterinários e de cuidados com animais em cativeiro, assistência social e atendimento à população vulnerável, postos de combustíveis e estabelecimentos dedicados à alimentação e hospedagem de transportadores de cargas e de passageiros. A suspensão geral também não atinge atividades industriais noturnas.

Até segunda-feira, 22, o Poder Público deverá aguardar as definições por parte do governo do RS para publicação de novos regramentos.

Foto: João Pedrassani