O índice de pessoas que receberam pelo menos uma dose da vacina contra a covid-19 no Rio Grande do Sul chegou a 89%, o número contabiliza todos adultos e adolescentes com comorbidades acima dos 12 anos. A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) na quinta-feira, 2 de setembro. No total, são mais de 7,6 milhões de pessoas que já haviam recebido os imunizantes, o que representa 70% de toda a população gaúcha. Isso quer dizer que a cada 10 pessoas no RS, sete já contam com pelo menos uma dose da vacina.

O número foi comemorado pelas autoridades em saúde, uma vez que com base nas campanhas de vacinação anteriores, especialistas apontam que a imunização de 89% da população já começa a mostrar resultados. Agora, para ampliar o controle sobre a doença, a SES ressalta a importância das pessoas retornarem para tomar a segunda dose no tempo estipulado. Até o momento, pouco mais de 3,9 milhões de gaúchos já completaram o esquema vacinal, ou seja, 47% das pessoas com idade vacinável já foram imunizadas no Estado e 37% da população em geral, o que representa, num grupo de 10 pessoas, quase quatro já estão com a vacinação completa.

Em Bento Gonçalves, até esta sexta-feira, 3 de setembro, 89.656 pessoas já haviam sido vacinadas com a primeira ou a vacina de dose única. Pelas estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente, a população total da cidade está em 123.090 pessoas. Isso quer dizer que 72,83% de toda a cidade já está com pelo menos uma dose do imunizante. Já a segunda dose foi aplicada, até o momento, em 35.822 pessoas, o que representa 29,10% de todos os moradores da cidade.