Medida vale para famílias de baixa renda, inscritos no programa Tarifa Social

Cortes de energia elétrica por falta de pagamento das contas de luz estão suspensos até o dia 30 de junho. A informação é da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que aprovou a medida na sexta-feira, 26, em reunião extraordinária do órgão regulados e ocorre em razão da crise provocada pelo novo coronavírus. A medida é válida apenas para consumidores de baixa renda, inscritos no programa Tarifa Social.

Conforme a Aneel, cerca de 60 milhões de pessoas serão beneficiadas com a medida que visa manter o funcionamento de equipamentos considerados essenciais à vida. Além da suspensão de cortes, a agência determinou que as verificações periódicas em relação ao cadastro das famílias inscritas no Tarifa Social não sejam feitas, de forma que ninguém seja retirado do programa nos próximos três meses.

Além de residências, a medida proíbe o corte de energia em hospitais, centros-médicos, Institutos Médicos Legais, centros de hemodiálise e armazenamento de sangue e centros de produção, armazenamento e distribuição de vacinas, incluindo os imunizantes contra o novo coronavírus.