O corte de luz ocasionado pelo não pagamento da fatura de energia elétrica segue suspenso por mais três meses, informou nesta terça-feira, 15, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A medida beneficia consumidores enquadrados no perfil de baixa renda e deve contemplar 12 milhões de famílias que tiveram sua situação financeira comprometida, em razão da crise provocada pela pandemia de coronavírus.

A decisão em manter a suspensão foi informada pelo diretor-geral da Aneel, André Pepitone, durante audiência na Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados. A medida tinha validade até o dia 30 de junho. Com a prorrogação, a suspensão segue até dia 30 de setembro.

Apesar da medida beneficente, ele não vai isentar consumidores do pagamento pelo serviço de energia elétrica. A suspensão do corte tem por objetivo garantir a continuidade do fornecimento para os que, em razão da pandemia de covid-19, não têm condições de pagar a sua conta.

Conforme a Aneel, o benefício é direcionado às famílias inscritas no Cadastro Único do Governo Federal e que tenham renda mensal menor ou igual a meio salário mínimo por pessoa. Também tem direito ao benefício famílias com portador de doença que precise de aparelho elétrico para o tratamento, com renda de até três salários mínimos, assim como famílias com integrante que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC).