Apresentação ocorreu neste domingo à tarde, no Palácio do Piratini, em Porto Alegre

O atual governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, anunciou neste domingo, 3 de abril, no Palácio do Piratini, em Porto Alegre, que Vanius Cesar Santarosa assumirá o cargo de Secretário de Segurança Pública do Estado. Santarosa é coronel da Brigada Militar, natural de Bento Gonçalves, e ocupou o cargo de comandante-geral da corporação até março deste ano. Seu secretário adjunto na pasta será Heraldo Chaves Guerreiro, delegado de polícia.

A mudança de cargos veio após a renúncia do até então governador Eduardo Leite, que deixou o comando do Estado para outras atividades políticas. O vice, Ranolfo, assumiu e precisou deixar a Secretaria de Segurança Pública (SSP) para outro secretário. Foi então que Santarosa foi chamado. “A experiência, o currículo e a qualidade dos serviços prestados pelos dois foram os qualitativos que usamos para a escolha”, explicou o governador.

O bento-gonçalvense e mais novo secretário, Santarosa, tem 53 anos e ingressou na carreira de oficiais em 1987. Ele atuou por 15 anos no Batalhão de Aviação da BM (BAV-BM) e em 2017 foi promovido a tenente-coronel, quando assumiu a chefia do Estado-Maior do Comando Regional De Polícia Ostensiva do Vale do Rio dos Sinos (CRPO VS). Ele assumiu o comando geral da BM em maio de 2021.

Durante o anúncio, ele agradeceu a confiança do governador e ressaltou o trabalho que possuía junto dele desde o começo do RS Seguro, plano de governo para melhorar a segurança pública no estado. “Nosso compromisso é dar continuidade ao trabalho que vinha sendo desenvolvido, observando sempre as três premissas do programa, que são a integração, a inteligência e o investimento qualificado”, objetivou.

Fotos: Itamar Aguiar