Em nota, a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), informou que não entrará, pela segunda semana seguida, com pedido de reconsideração

Os festejos natalinos vão ser celebrados em bandeira vermelha. É o que aponta o mapa preliminar do modelo de distanciamento controlado do Governo do Estado para a Serra Gaúcha, divulgado na sexta-feira, 18. De acordo com o relatório, 20 das 21 regiões estão classificadas como de alto risco de contaminação para a doença. Agora, as associações regionais tem até o domingo, 20, para solicitar pedido de reconsideração e tentar retornar à bandeira laranja, como é o caso da região. Apesar da possibilidade, a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), confirmou que não irá encaminhar pedido de reconsideração.

Mesmo com a mudança nos indicadores da macrorregião Sul, alterando de bandeira preta para vermelha em Bagé e Pelotas, o Estado segue em alerta máximo. De acordo com os dados, na última semana houve redução de 4% no número de internações em leitos confirmados com covid-19 e aumento de 2% para leitos em UTI em todo o Estado. Óbitos também registraram 20% de aumento, o que representa maior patamar desde o início do modelo.

Em nota, a Amesne informou que não entrará, pela segunda semana seguida, com pedido de reconsideração. Segundo a entidade, é necessário que a população colabore com a prática de medidas preventivas para reduzir o aumento no número de infectados.