Pelo menos 650 testes rápidos já foram aplicados em pacientes com sintomas graves e profissionais da saúde e segurança pública de Bento Gonçalves nas últimas semanas. O objetivo da medida, segundo a secretaria municipal da Saúde é buscar resultados mais precisos para o controle do vírus na cidade. A estratégia, segundo a pasta, é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Conforme a prefeitura, com a aplicação de testes em maior número, a possibilidade auxilia na estruturação do sistema de saúde, além da retomada gradual das atividades econômicas do município. Os próximos grupos a serem testados serão os idosos e demais pessoas monitoradas pela secretaria de Saúde.

Atualmente, a Central de Atendimento ao Coronavírus monitora 357 pessoas, que apresentaram sintomas da doença e cumprem o isolamento domiciliar. O acompanhamento é feito com ligações diárias para os quadros mais graves, e a cada dois dias para os casos mais leves. 

Conforme a secretaria, dos 650 testes já realizados, 300 são rápidos e cerca de 350 PCR. No total, 535 pacientes testados apresentaram resultado negativo para a Covid-19.  “Agora com mais testes podemos monitorar a disseminação do vírus na cidade, isolar os confirmados e quem convive com eles”, afirma o secretário de Saúde Diogo Siqueira.

De acordo com o município, foram recebidos 260 testes do governo do Estado, aplicados em profissionais da saúde e segurança pública. Outros 1025, são oriundos de recursos do Poder Judiciário. Pelo menos 300 testes PCR foram adquiridos pelo Hospital Tacchini. Outros 2,8 mil kits deverão chegar nos próximos dias. Destes um mil foram adquiridos pela municipalidade, outros 1,2 mil pelo governo estadual e deverão ser aplicados nos idosos e 600 foram comprados pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (Cisga).

Entenda a diferença dos testes

RT-PCR (do inglês reverse-transcriptase polymerase chain reaction) confirmação é obtida através da detecção do RNA do SARS-CoV-2 na amostra analisada, preferencialmente obtida de raspado nasal. A coleta pode ser feita a partir do 3º dia após o início dos sintomas e até o 10º dia, pois ao final desse período, a quantidade de RNA tende a diminuir.

Teste rápido: os testes sanguíneos para detecção de anticorpos de antígeno (que detectam proteínas do na fase de atividade da infecção) e os de anticorpos (que identificam uma resposta imunológica do corpo em relação ao vírus). A vantagem desses testes seria a obtenção de resultados rápidos para a decisão da conduta. Resultado em até 15 minutos.

Foto: Emanuele Nicola