De acordo com a médica do Hospital Tacchini, Nicole Golin, tempo estimado é baseado em levantamentos e pesquisas de hospitais que atendem a demanda de pacientes infectados pelo Covid-19

Baseado em estudos e levantamentos atuais, a médica infectologista do Hospital Tacchini, Nicole Golin, durante transmissão ao vivo pelo Facebook da casa de saúde, disse na sexta-feira, 27, que a média de tempo em que um paciente acometido de Covid-19 permanece em uma UTI é de cerca de 20 dias, seja para recuperação ou piora. Ela apontou que pesquisas e levantamentos realizados por hospitais brasileiros mostram que o tempo médio pode variar, de acordo com a gravidade do estado de saúde do infectado.

De acordo com a especialista, o medo, em Bento Gonçalves, é de que uma possível desmobilização pelo isolamento social durante a próxima semana, considerada a mais preocupante pelos médicos, faça o sistema de saúde não dispor de leitos para os casos mais graves de coronavírus. “Se nós começarmos a ter muitos pacientes entrando ao mesmo tempo, nós não teremos giro de leito. Logo, não teremos onde colocar os pacientes e aí geramos aquele risco de entrarmos em colapso”, alerta.

Ela afirma que o retorno a quarentena e a diminuição da movimentação na cidade durante a próxima semana poderão auxiliar na diminuição da curva de casos na cidade. “A redução da circulação nas ruas, permite que as pessoas, casos sejam contagiadas, adoeçam gradualmente e não ao mesmo tempo”, aponta.

Dez novos leitos de UTI deverão ser disponibilizados até a próxima semana

Para ampliar a oferta de espaços para pacientes graves, sejam eles infectados ou não, o Hospital Tacchini espera finalizar a construção de 10 novos leitos de UTI. De acordo com a médica epidemiologista, a previsão é de que os espaços fossem finalizados no final de abril. No entanto, quatro novos leitos deverão ser entregues neste sábado, 28. “Com isso, iniciamos a próxima semana com 10 novos leitos de UTI. Destes, três já estão ocupados”, ressalta.

Foto: Freepik / Reprodução