Estudos tiveram início nesta semana e resultados devem estar disponíveis em até 90 dias; no total, 1344 pacientes de todo o país deverão participar das três etapas do programa de pesquisa

O Hospital Tacchini, em Bento Gonçalves, iniciou, nesta semana, uma pesquisa para avaliar a eficácia, segurança e o impacto na qualidade de vida dos pacientes com suspeita ou diagnóstico confirmado de coronavírus, a partir da utilização do medicamento hidroxicloroquina no tratamento para o combate do novo coronavírus. A ação ocorreu após a casa de saúde receber o aval do Conselho Nacional de Saúde e do Comitê de Ética em Pesquisa interno. O trabalho é realizado pelo Instituto Tacchini de Pesquisa e Saúde e a expectativa é de que os primeiros resultados saiam em até 90 dias.

A pesquisa faz parte de três estudos clínicos relacionados ao tratamento da Covid-19, que integram o projeto Coalizão COVID Brasil, coordenado pelos Hospitais Albert Einstein, Sírio-Libanês, HCor, Beneficiência Portuguesa de São Paulo, Moinhos de Vento e pela Rede Brasileira de Pesquisa em Terapia Intensiva (BRICNet), além de contar com o apoio do Ministério da Saúde e do laboratório farmacêutico EMS. Ao todo, a iniciativa conta com a participação de cerca de 60 hospitais de todo Brasil. 

Na primeira parte da pesquisa, o Tacchini deverá avaliar se o tratamento com a hidroxicloroquina é eficaz para melhorar o quadro respiratório de pacientes com menor gravidade internados por infecção com o novo Coronavírus. Também, será observado se a adição de azitromicina pode potencializar o efeito do remédio e se traz benefício adicional. Serão acompanhadas 630 pessoas neste estudo.

A segunda etapa já é voltada para casos mais graves, em pacientes que necessitam de suporte respiratório, com a utilização de respiradores. Conforme a casa de saúde, os pacientes receberão hidroxicloroquina e o antibiótico azitromicina. O objetivo será verificar possível efeito benéfico adicional, com potencial de melhorar os problemas respiratórios causados pelo vírus. Em torno de 440 pacientes participarão dessa etapa.

Treinamento para colaboradores

Uma estratégia adotada pelo Tacchini é o treinamento dos funcionários para que juntos, possam dar início a terceira fase do estudo, que tem por objetivo analisar a efetividade do anti-inflamatório dexametasona para pessoas com insuficiência respiratória grave, que necessitam de suporte de ventilação mecânica para respirar. Nessa pesquisa, serão incluídos 284 casos.

No total, 1344 pacientes em todo Brasil deverão participar das três etapas da pesquisa nacional. Segundo o corpo clínico do Tacchini, nem todos os casos estarão habilitados a participar do estudo clínico. Segundo a casa de saúde, há uma série de requisitos elaborados pela Coalizão que deverão ser rigorosamente observados e serão considerados critérios de inclusão ou exclusão de cada pesquisa. “Os pacientes incluídos serão acompanhados rigorosamente pelo time do estudo seguindo a metodologia de pesquisa com apoio do Instituto Tacchini de Pesquisa em Saúde”, afirma o hospital.