A Secretaria Estadual da Saúde (SES), confirmou na noite de quinta-feira, 19, o primeiro caso de covid-19 com a presença da variante Delta em Carlos Barbosa, considerada a mais transmissível de todas as cepas da doença já identificada por pesquisadores no mundo. A confirmação é realizada por meio de sequenciamento genético completo, que define, de forma 100% precisa, as variantes das amostras. Com isto, são 66 casos confirmados da cepa de origem indiana no Estado e 95 prováveis aguardando confirmação, totalizando 161 amostras.

Não há detalhes sobre a situação clínica do paciente infectado. Segundo o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), a nova cepa já circula em todo o Rio Grande do Sul há cerca de um mês e já não é mais possível identificar de onde a transmissão teve origem.

Segundo os pesquisadores, a variante Delta está tomando um espaço importante, mas mais lenta do que ocorreu em outros países da Europa e nos Estados Unidos, onde, após cinco semanas da identificação, essa variante já representava a maioria das amostras analisadas. A diferença desses países analisados para o Brasil, e mais especificamente o território gaúcho, é que aqui predomina a gamma.

Variante Alpha em Caxias do Sul

Nesta última atualização da situação das variantes no Estado, o sequenciamento genético realizado pela Fiocruz identificou ainda uma amostra da variante Alpha, que teve o primeiro registro no Reino Unido. O paciente com esta cepa é residente de Caxias do Sul. A amostra foi coletada ainda em maio e referia-se a um dos dois casos que já estavam registrados no painel da Vigilância Genômica da Secretaria da Saúde (SES).

Variantes de preocupação identificadas no Estado

Gamma (P.1) – Identificada pela primeira vez em Manaus. Até o momento, é a variante de preocupação com maior circulação do Estado.

Delta (B.1.617.2) – Identificada pela primeira vez na Índia. Vem ganhando espaço aos poucos nas últimas semanas no Estado.

Alpha (B.1.1.7) – Identificada pela primeira vez no Reino Unido. No Estado, apareceu em duas amostras de sequenciamento genético, uma em Pelotas e outra em Caxias do Sul. Trata-se de dois casos isolados até o momento.

Municípios com casos confirmados de delta:

Alvorada, Canoas, Capão da Canoa, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Estância Velha, Esteio, Garibaldi, Gramado, Guaíba, Nova Bassano, Novo Hamburgo, Panambi, Passo Fundo, Porto Alegre, Santa Maria, Santana do Livramento, São José dos Ausentes, São Leopoldo, Sapucaia do Sul e Triunfo.

Municípios com casos prováveis de delta:

Alegrete, Alvorada, Bom Retiro do Sul, Cachoeirinha, Canela, Canoas, Caxias do Sul, Cidreira, Esteio, Garibaldi, Gramado, Gravataí, Guaíba, Montenegro, Não-Me-Toque, Novo Hamburgo, Paraí, Passo Fundo, Porto Alegre, Santa Maria, Santo Ângelo, São Francisco de Paula, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Vacaria e Viamão.