Evento alusivo aos 94 anos da Instituição, marcou a despedida do maestro Geraldo Farina à frente do grupo

Aconteceu na sexta-feira, 26, o Concerto Anual do Hospital Tacchini, evento realizado desde 2012 como forma de levar a cultura do canto coral à comunidade. A edição deste ano marcou ainda uma das últimas apresentações do grupo sob a batuta do maestro Geraldo Farina, que após 15 anos, deixará o grupo ao final do ano. O encontro aconteceu no auditório do Hospital Tacchini, que ficou lotado, tendo como ingresso a doação de um item de higiene pessoal ao Grupo de Voluntariado do Hospital. Os materiais serão repassados aos pacientes internados no Tacchini, através do SUS.

Formado por colaboradores da Instituição e por pessoas da comunidade, o Coral apresentou 14 canções clássicas, italianas e da cultura brasileira, com destaque para a obra do músico e compositor baiano Dorival Caymmi. O Concerto teve ainda dois momentos especiais: num deles, o maestro Geraldo Farina foi homenageado pelos filhos Camila, Diogo e Cassiano, que subiram ao palco para cantar músicas que aprenderam com o pai, antes mesmo de optarem pelo trabalho musical que realizam hoje. Num segundo momento, a direção do Hospital Tacchini prestou homenagem ao maestro, entregando a ele uma placa em reconhecimento ao seu trabalho de 15 anos à frente do Coral. A entrega foi realizada pelo presidente do Conselho de Administração do Hospital Tacchini, Daniel Ferrari e pelo Superintendente Executivo, Hilton Mancio.

Coral do Hospital Tacchini
O Coral do Hospital Tacchini iniciou suas atividades em setembro de 1997, com um grupo de 12 colaboradores, todos voluntários, tendo como responsável artística a Enfermeira Simone Bordignon. Em maio de 2003, o Hospital Tacchini contratou o maestro Geraldo Farina para ampliar e qualificar o grupo e a evolução ocorreu naturalmente com o esforço dos integrantes, amigos e familiares. No ano seguinte, o Coral passou a exercer funções bem mais amplas, animando celebrações e representando a instituição em festivais de coros e cantorias pela região.

Em maio de 2011, o coral organizou, em parceria com a Paróquia São Roque, seu primeiro encontro de coros, repetindo o evento em 2012. Naquele mesmo ano, realizou seu primeiro Concerto de Natal no auditório do Hospital. Em 2013 e em 2014 o grupo realizou concertos especiais no Teatro do SESC de Bento Gonçalves.

Em 2014, o grupo viajou para a Itália, na companhia de integrantes do Coral Vale dos Vinhedos, onde participou do festival ‘Voce del Mondo’, em Cittadella, província de Pádua. Nessa viagem, o coral realizou concertos na cidade de Este, em Veneza e na praça São Pedro, no Vaticano. Em junho de 2015, o Coral animou missa no Santuário de Aparecida do Norte. Em 2016 e em 2017, organizou seu festival na Casa das Artes, lotando o anfiteatro nas duas edições.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Foto: Reprodução