Regido pelo maestro Gerson de Souza e pela presidente Fabiana Keller, no decorrer do ano de 2018, o Coral da Fundação Casa das Artes desempenhou suas atividades e participou de vários eventos municipais e estaduais, representando a Fundação Casa das Artes e o município de Bento Gonçalves.

O Coral contou com a participação média de 24 integrantes, divididos em quatro naipes: soprano, contralto, tenor e baixo. Ao longo do ano, foram realizados 40 ensaios e em torno de 10 ensaios extras antecedendo eventos e apresentações. Também foram realizadas audições para novos integrantes, especialmente nos primeiros meses de atividade.

Foram sete apresentações ao longo de 2018, entre elas o 6º Festival de Coros do Vale dos Vinhedos, o V Encontro de Coros de Faria Lemos, e promoveu uma apresentação e doações para o Lar dos Idosos Luchese. No âmbito estadual marcou presença no 9º Encontro de Coros promovido pelo Coral Ítalo-Brasileiro de Porto Alegre, no 2º Encontro de Coros de Nova Roma do Sul e no 2º Encontro de Coros Natal in Vêneto de Cotiporã.

A Presidente ressalta que a música é uma linguagem universal e todos os povos do mundo têm a música como uma forma de expressão: “nestes anos em que participo do Coral da Fundação Casa das artes já pude presenciar muitas pessoas se emocionando, de ter lágrimas nos olhos com as músicas que estávamos apresentando no palco, pois a música faz uma conexão direta com o coração, a mente, o espírito, a vida e a arte”.

Para ela o momento emblemático do grupo foi a apresentação em Barão: “cantamos a música ‘Flor de Santa Cruz’ e um senhor que estava na platéia se emocionou. Ao final da nossa apresentação veio nos contar que ele é natural de Santa Cruz de la Sierra e esta música é de lá e com ela relembrou a sua infância. Ou seja, a música tem esse poder, de unir as pessoas com memórias afetivas e levar alegria à todos”, disse.

O maestro Gerson de Souza, que destaca que no ano de 2019 o coral comemora 20 anos de sua instituição: “Será ampliado nosso repertório, bem como, faremos o resgate de canções representativas ao longo desta história para apresentá-las em um concerto comemorativo”.

Para o secretario da Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares,  “o Coral da Casa das Artes é um dos nossos maiores patrimônios. Sua história reflete uma trajetória de vozes que dedicaram e continuam se dedicando a essa grande missão de viver o universo da Música”.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Foto: Divulgação/Coral da Fundação Casa das Artes