A Coordenadoria da Mulher e o Centro Revivi de Bento Gonçalves realizaram um balanço sobre a atuação dos órgãos no combate a violência contra a Mulher no primeiro semestre de 2018. Desde 2007, a Coordenadoria da Mulher e o Centro Revivi têm serviços especializados que atuam diretamente com o acompanhamento psicossocial das vítimas e orientações diversas. No período de janeiro a julho deste ano, foram realizados 689 atendimentos, com uma média mensal de 98.

Também foram realizadas 202 visitas domiciliares, 3.329 buscas ativas de vítimas, averiguação de denúncias, Sala de Espera junto ao Fórum em dias de Audiências e Grupo Reflexivo de Autores de Violência contra a Mulher (participam homens autores de violência contra a mulher encaminhados pelo Poder Judiciário – em audiência – a fim de participarem de 8 encontros com uma psicóloga, aonde através de rodas de conversas  e dinâmicas  reflitam sobre os temas desconstruindo a cultura da violência. A reincidência é praticamente nula). Ainda são realizadas campanhas de conscientização, de informação e orientações, além de inúmeras outras atividades inerentes à causa.

A Coordenadoria da Mulher e o Centro Revivi dispõem de profissionais capacitados na área de violência doméstica. E de acordo com as legislações vigentes tudo é mantido em sigilo e anonimato da vítima. A coordenadora Regina Zanetti ressalta que “Bento Gonçalves conta com uma Rede forte e bem articulada de enfrentamento a violência contra a mulher e estamos trabalhando para fortalecer muito mais. As vítimas de violência doméstica merecem ter um atendimento humanizado e é isso que o serviço oferece. É o espaço delas”.

Integram a Rede de Enfrentamento a Violência Contra a Mulher órgãos e entidades que atuam diretamente no contexto da Lei Maria da Penha, sendo eles: Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), Poder Judiciário, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Bento Gonçalves, Defensoria Pública, Brigada Militar e Centro Revivi coordenada pela Coordenadoria da Mulher.

A Coordenadoria da Mulher e o Centro Revivi estão localizados na Rua Assis Brasil, 94, fone: 3454-5400.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social