Foi aprovado por unanimidade de votos na Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves nesta segunda-feira, 12 de julho, o Projeto de Lei Ordinária n°60 de 2021, que consiste na contratação temporária e emergencial de 16 profissionais habilitados no ensino de libras (Língua Brasileira de Sinais) para o município.

Também foi autorizada a contratação de quatro tradutores (intérpretes) da língua, para que possam atender a demanda de anos iniciais e finais de ensino.

Protocolado pelo vereador Idasir dos Santos (MDB), também foi autorizada a criação de uma frente parlamentar pelo direito de ir e vir, que tem como objetivo questionar os valores estipulados nas praças de pedágio do estado, visto que atualmente o Rio Grande do Sul possui uma média de R$ 7,9 de custos por praça de pedágio.

A ideia, segundo Idasir, é contar com o apoio de câmaras de vereadores de outros municípios e então apresentar demandas ao estado. Outra importante pauta debatida durante as manifestações na tribuna por parte de alguns vereadores, foi a questão de vendedores ambulantes no centro da cidade.

Vereadores como José Gava (PDT), Davi Da Rold (Progressistas) e o vice-presidente da casa legislativa Thiago Fabris, também do progressitas, defendem o direito ao trabalho, entretanto, solicitam com que vendedores ambulantes que atuam na área central, se enquadrem dentro da formalidade, com regulamentação como micro empreendedores individuais e que aluguem espaços físicos em imóveis comerciais.

Vereadores afirmam que os comércios ambulantes tem prejudicado estabelecimentos devidamente regularizados no centro da cidade, pois se instalam em frente aos pontos comerciais e vendem produtos com preços mais baixos.

Os parlamentares cobraram uma fiscalização mais rigorosa por parte do setor de desenvolvimento econômico do município, para verificar também se as mercadorias comercializadas possuem a devida procedência.

Foto: Câmara / Divulgação