Os recursos para a compra de equipamentos e a possível construção de sete novos leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Tacchini estão na pauta das prioridades que serão levadas à plenária do Conselho Regional de Desenvolvimento da Serra (Corede Serra), após a apuração total dos votos da Consulta Popular 2017-2018. Em Bento Gonçalves, cerca de 3,5 mil eleitores participaram do processo de escolha das prioridades. Os três projetos mais votados receberão os recursos que serão distribuídos entre os municípios classificados da região. Ao todo, serão destinados R$ 60 milhões para as 28 regiões do Estado, de acordo com critérios estabelecidos, como o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese).

Nas próximas semanas deverão ocorrer as reuniões (plenárias) para definição dos projetos locais que receberão os recursos. As demandas serão incluídas na proposta de Lei Orçamentária Anual (LOA), que será elaborada pela Secretaria do Planejamento, Mobilidade e Desenvolvimento Regional (Seplan) e encaminhada à Assembleia Legislativa até 15 de setembro.

Secretário garante batalhar para conquistar recursos ao Tacchini – Foto: Reprodução

No Corede-Serra, pouco mais de 30 mil pessoas participaram do processo, o que representa 3.19% da população total. A Consulta deste ano ocorreu entre 1º e 3 de agosto.

De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Diogo Siqueira, o próximo passo é lutar pela destinação de parte dos recursos para o Hospital Tacchini. “Sabemos que vários municípios da região foram classificados nesta etapa do processo. Agora, com a realização da plenária, saberemos para quais áreas e locais serão destinados os recursos. Nós vamos batalhar para que a construção de leitos de UTI e equiparação do Sistema Único de Saúde, (SUS) sejam direcionados ao nosso hospital. Essa classificação garante que alguma verba virá para cá”, afirma.

Desde 1998, a Consulta Popular é realizada no estado. Por meio desse processo, a população pode definir diretamente onde parte dos recursos, serviços e investimentos do Governo serão aplicados. Após definidos valores, acontecem as audiências públicas regionais, assembleias municipais e fóruns regionais que debatem a destinação dos recursos.