O Exército descartou a possibilidade de construir uma estrutura provisória no trecho da ERS-448, entre os municípios de Farroupilha e Nova Roma do Sul, que desmoronou na terça-feira, 30 de junho, após um deslizamento de terra. A decisão foi baseada em estudos que apontaram a ausência de condições técnicas e equipamentos adequados para o trabalho.

O local, que fica na altura do quilômetro 39,5 da via, nas proximidades de Vila Jansen, foi vistoriado por integrantes do 3º Batalhão de Engenharia de Combate de Cachoeira do Sul na semana passada. No entanto, sem estruturas físicas para idealizar a obra, a resposta negativa foi comunicada na manhã desta segunda-feira, 6 de julho.

Além da falta de equipamentos, a instabilidade do solo poderia provocar um novo deslizamento, já que o peso da ponte provisória chegaria a 10 toneladas. A expectativa agora é voltada na possibilidade de construir um desvio até que o trecho seja consertado. No entanto, nada está confirmado até o momento.

Para chegar à Nova Roma do Sul, a opção dos motoristas é utilizar outras rodovias que não são pavimentadas, o que aumenta consideravelmente o tempo de viagem. A ERS-448 era a única rodovia asfaltada para chegar ao município. Outros caminhos possíveis são uma estrada que passa por Pinto Bandeira, mas comporta apenas veículos leves e a RS-437, que liga Nova Roma a Antônio Prado. A via passa por obras de pavimentação e não está totalmente asfaltada, além de aumentar a distância para quem sai de Farroupilha. Outras alternativas de acesso são as balsas no limite com Nova Pádua e Veranópolis.

Conforme o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), a solução para o problema é a reconstrução do trecho. Porém, as obras só deverão começar após a finalização do estudo técnico e montagem do projeto que ainda não há previsão de início.

Foto: Divulgação CRBM