O Conselho Deliberativo do Internacional aprovou a adesão do Clube do Povo à Liga Forte Futebol (LFF). A decisão foi tomada através de votação nominal realizada na Sessão Extraordinária realizada nesta segunda-feira, 24, na qual os conselheiros e conselheiras do Colorado decidiram entre as propostas da LFF e da Libra.

Foram 157 votos a favor da LFF, 145 a favor da LIBRA e um voto nulo. A listagem completa do voto dos conselheiros pode ser encontrada no site do Inter

Qual a diferença entre Libra e LFF?

A Libra (Liga do Futebol Brasileiro) foi criada no ano de 2022, com o intuito de formar uma liga única de futebol profissional no Brasil com as 40 equipes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro que, com aval da CBF, passaria a ser organizado por essa associação.

Já a LFF (Liga Forte Futebol) foi criada um mês após a Libra, também em 2022, por clubes que discordaram dos termos impostos pela concorrente, com uma diferença de receitas pré-determinadas e regras como a necessidade de unanimidade em votações para mudar essa divisão do dinheiro.

Receita

Existe um modelo geral de divisão de receitas para os clubes da Série A no caso da formação de uma liga única. 40% ou 45% do total de dinheiro arrecadado pela liga será dividido igualmente por todas as equipes da elite.

30% é o percentual da arrecadação que será repartido de acordo com a performance na competição. Os outros 30% ou 25% ficariam para aqueles com engajamento e apelo comercial maior, o que gerou um conflito com a LFF, que discordou dos termos.

Foto: Leandro Monks