Grupos ligados ao tema e ações junto as mães e familiares estarão sendo realizadas durante todo o mês de agosto

De hoje até a próxima terça-feira, 7 agosto, o mundo se volta para a importância das mães amamentarem seus filhos na infância visando um desenvolvimento das crianças a longo prazo e também se auto-beneficiando, afastando riscos de doenças.

Em Bento Gonçalves, uma série de ações serão realizadas durante o todo o mês para abordar ainda mais o assunto junto às mães e familiares, peças fundamentais para uma boa saúde das crianças recém-nascidas e buscar uma melhora nos índices de aleitamento no município.
Entre hoje e quinta-feira, 2, as participantes Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno ( GRAM), que já faz o trabalho no município a 10 anos junto a comunidade, estará em Porto Alegre, em um seminário estadual exclusivo sobre o tema.

Também a partir de hoje, inicia a votação do concurso fotográfico madrinha online. O projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Coordenadoria dos Direitos da Mulher, Gabinete da Primeira Dama e o Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva (NUMESC), contou com a inscrição de mais de 50 mães e após, uma seleção, restaram 32, as quais foram fotografadas de forma profissional. Para conferir o trabalho e escolher, o público deve acessar o site da prefeitura de Bento Gonçalves ou a página do facebook do munícipio.

O resultado final será conhecido na terça-feira, 7, no Shopping Bento Gonçalves. Na ocasião, também será escolhida da madrinha da amamentação, em votação feita por profissionais da área da fotografia. Além disso, será realizada a 5ª edição do mamaço, que reunirá mães para discutir o tema.

Ação direta nas Ubs

Outras ações durante o mês estão sendo desenvolvidas junto ao público alvo, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), conforme a Coordenadora do Núcleo Municipal de Educação e Saúde Coletiva e participante do Gram, Nubia Beche. “Nosso grupo e especialistas estarão durante todo o mês realizando visitas as Ubs, que estão formatando espaços especiais para divulgar a amamentação. Vamos até lá para falar com as mães, mostrar a importância da amamentação para as crianças e verificar as estratégias que estão sendo colocadas em prática sobre o assunto”, relata.

Com relação aos resultados do trabalho desenvolvido junto as mães sobre o tema, Núbia faz uma avaliação positiva. “As mães estão entendendo que o aleitamento materno é de suma importância e isso está melhorando os números do município. Ainda estamos abaixo do que preconiza o Ministério da Saúde, mas temos certeza que ações com essas durante o mÊs inteiro e melhor conscientização os índices irão evoluir ainda mais”, diz.

Simpósio debaterá o tema em Bento

A programação alusiva ainda terá, no dia 15, no auditório da Faculdade Cenecista com o 3ºSimpósio de Desenvolvimento Infantil e Rede Cegonha”, com o tema “Amamentação e Primeira Infância”. Entre os palestrantes, nutricionistas e psicológos. A entrada no evento será gratuita para o público em geral e estudantes.

Campanha nacional reforça importância

Com o slogan Amamentação é a Base da Vida, o Ministério da Saúde reforça a importância do leite materno para o desenvolvimento das crianças até dois anos e exclusivo até os seis meses de vida.
Segundo os órgãos de saúde, além de reduzir em 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos, a amamentação materna também reduz casos de diarreia, infecções respiratórias, hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade.

Apesar dos benefícios, não são todas as crianças que recebem amamentação exclusiva. Segundo dados de 2017 da Organização Mundial de Saúde (OMS), apenas 38% delas são alimentadas exclusivamente com o leite da mãe até os 6 meses de idade. Também apenas 32% continuam sendo amamentadas até os dois 2 anos.

Quem também se beneficia com o aleitamento são as mamães. Segundo apontamentos do MS, a amamentação reduz a depressão pós-parto, tem um efeito protetor contra o câncer de mama e de ovário e reduz o risco da mulher desenvolver diabetes tipo 2 após a gravidez.