O autismo é uma síndrome que atinge quase dois milhões de brasileiros. No dia 2 de abril, foi comemorado o Dia Mundial de Conscientização do mesmo. Em Bento Gonçalves, além da Escola Caminhos do Saber, o município conta, desde o dia 16 de março, com a Associação Pró Autistas Conquistar (Apac), antiga Gota d’Água. Inicialmente, os atendimentos estão sendo realizados nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 13h30min às 17h, mas a ideia é trabalhar diariamente a partir da captação de recursos.

A equipe diretiva da associação é composta por empresários. Um deles, ex-presidente da ExpoBento e agora presidente da Apac, Rafael De Toni, explica o início da caminhada. “Quando o Luiz Felipe Scolari esteve em Bento Gonçalves, na 24ª edição da Feira, pediu que usássemos o dinheiro do seu cachê para fazer uma doação para alguma instituição”, relata. A partir disso, e sabendo da situação da associação, o grupo se reuniu, aceitou o desafio, realizou uma assembleia para que a diretoria fosse aceita e o trabalho pode ser iniciado.

A coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Claudia Regina Ferreira, explica que existe uma parceria com o Poder Público, que cedeu alguns profissionais da rede. “Nós temos um psicopedagogo, uma terapeuta ocupacional e um educador esportivo que vai trabalhar a psicomotricidade. Esses são profissionais efetivos da rede, eles foram cedidos de uma escola e já trabalham aqui. Trabalhamos com atendimentos técnicos terapêuticos”, relata. Ela ainda explica que existe a possibilidade da contratação de novos profissionais assim que os recursos forem obtidos. “Queremos oferecer a musicoterapia, a arteterapia, mas para isso é necessário angariar fundos”, aborda. Ao todo, 19 autistas estão cadastrados e existe a prospecção de mais, pois as entrevistas ainda estão sendo realizadas.


Leia mais na edição impressa de sábado, 4 de abril,  do Jornal Semanário.